Código de relacionamento com fornecedores da Inovatech Engenharia

1. Objetivos

1.1. A Política de Relacionamento com Fornecedores da Inovatech Engenharia estabelece as diretrizes que orientam o relacionamento das equipes de Suprimentos, Operações e demais áreas que mantenham ou venham a manter relacionamento direto com o mercado fornecedor, com o objetivo de adquirir insumos e serviços necessários às atividades da empresa.

1.2. Esta Política reforça o comprometimento da Inovatech Engenharia, em consonância com seu Código de Ética e Conduta e com a Política de Sustentabilidade, buscando endereçar preocupações, prioridades e boas práticas no relacionamento com o mercado fornecedor.

2. Diretrizes de Atuação

2.1. Na Inovatech Engenharia, as compras diretas e indiretas são formalizadas sob a gestão centralizada da Área de Suprimentos, com o objetivo de garantir consistência, transparência e padronização no relacionamento entre a empresa e seus fornecedores.

2.2. Para participar de processos de concorrência promovidos pela Inovatech Engenharia, os fornecedores devem ser previamente homologados sob os aspectos técnicos e administrativos. Para esse fim, a empresa adota critérios internos de avaliação, que podem incluir, ou não, consultas a fontes externas de score de empresas e MEIs.

2.3. A homologação de qualquer empresa não implica obrigação, por parte da Inovatech Engenharia, de convidá-la a participar de processos de fornecimento de produtos ou serviços.

2.4. A exclusivo critério da Inovatech Engenharia, sempre que houver a abertura de um processo de concorrência, será definida uma lista restrita de fornecedores considerados aptos a compreender e atender às demandas específicas do processo. Os fornecedores selecionados serão convidados a participar das concorrências, que seguem regras internas de governança, incluindo, sempre que possível, a garantia de que todos os participantes recebam, simultaneamente e com o mesmo nível de detalhamento, as informações necessárias para apresentação de suas melhores condições comerciais.

2.5. A Inovatech Engenharia mantém compromisso permanente com a eficiência, a inovação e a sustentabilidade em sua cadeia de fornecimento. Dessa forma, busca continuamente aprimorar sua base de fornecedores e parceiros, independentemente do porte das empresas ou da natureza dos produtos e serviços ofertados.

2.6. Para assegurar uma gestão ética, transparente e eficiente, a Inovatech Engenharia adota um código interno de relacionamento com parceiros de negócio e formaliza todas as contratações por meio de pedidos e/ou contratos, observadas as condições gerais de fornecimento estabelecidas pela empresa.

3. Macroprocesso de Contratação

3.1. O processo de contratação da Inovatech Engenharia é orientado pelas melhores práticas de mercado e observa os conceitos da cadeia de processos conhecida como “Procure to Pay”. Dessa forma, o processo contempla, de maneira integrada:

(i) a originação da necessidade ou solicitação de compra pela área demandante;
(ii) a efetivação da contratação por meio de pedido ou contrato;
(iii) a gestão, acompanhamento e medição das entregas; e
(iv) o pagamento conforme as condições comerciais previamente acordadas entre a Inovatech Engenharia e o fornecedor.

4. Reuniões e Brindes

4.1. Os profissionais da Inovatech Engenharia, sempre que realizarem reuniões presenciais com fornecedores, atuais ou potenciais, devem conduzir tais reuniões com a presença de mais de um membro da mesma equipe ou de membro(s) de outras áreas pertinentes ao tema tratado.

4.2. Fornecedores e parceiros podem oferecer a colaboradores da Inovatech Engenharia brindes institucionais, tais como itens promocionais ou materiais de escritório, desde que não possuam valor comercial relevante e estejam devidamente identificados com o nome do fornecedor ou parceiro (por exemplo: cadernos, canetas, blocos de anotação, entre outros).

4.3. Presentes que não se enquadrem nas características descritas no item anterior e que sejam entregues diretamente a um único colaborador deverão ser obrigatoriamente informados pelo colaborador ao Diretor de Operações e ao CEO, para definição do destino adequado do item. O destino poderá incluir, a critério da Inovatech Engenharia, a doação a organizações do terceiro setor que desenvolvam campanhas ou projetos de reconhecido impacto social e/ou ambiental, ou a realização de sorteio interno envolvendo todos os colaboradores.

5. Gestão de Consequências

5.1. Desvios de conduta e a não aderência às regras, princípios e diretrizes estabelecidos nos códigos e políticas internas da Inovatech Engenharia podem acarretar o cancelamento de processos de contratação de fornecedores, bem como a aplicação de consequências internas aos colaboradores envolvidos, conforme a gravidade do caso. Todos os colaboradores da Inovatech Engenharia estão sujeitos às consequências aplicáveis.

5.2. A Inovatech Engenharia se reserva o direito de não considerar, em futuras concorrências, fornecedores que sejam coniventes, participem ou estejam envolvidos, direta ou indiretamente, em quaisquer desvios de conduta relacionados às suas operações ou aos seus colaboradores.

Data da última atualização: 6/2/2026

A Inovatech Engenharia se reserva o direito de atualizar, revisar e ajustar seus códigos, políticas e diretrizes internas a qualquer tempo, em função de necessidades do negócio, alterações regulatórias ou identificação de melhores práticas de mercado.