Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

Comunicar Sustentabilidade

Como comunicar a sustentabilidade do seu projeto?

25/05/2021

Para a sustentabilidade impactar o cliente ou usuário de uma edificação, ela deve ser traduzida de maneira clara e compreensível para este público. Confira algumas dicas para que mais pessoas possam compreender a sustentabilidade do seu projeto.

Para o sucesso de práticas de sustentabilidade e bem-estar nos projetos, é fundamental que esta possa ser compreendida por todos os stakeholders. Para isso, alguns cuidados de comunicação devem ser tomados.

 Tornar a linguagem acessível

Muito do campo da sustentabilidade no setor da construção civil é dado por informações técnicas, seja pelo atendimento de normas, processos no canteiro ou dados de consumo e economia de água, energia, emissões. Para arquitetos, engenheiros e outros profissionais que atuam na área técnica de obras está é uma linguagem padrão, presente no seu dia a dia e nas suas rotinas. Mas para o cliente, investidor ou usuário final, será que esta linguagem é acessível e de fácil compreensão? Muitas vezes não é.

               Para isso, deve-se ter cuidado para avaliar quem é o público a que se destina esta comunicação. Seguem algumas perguntas que devem ser feitas:

  • Será que meu público conhece as normas e requisitos que estou atendendo?
  • Estes dados de consumo são facilmente compreensíveis?
  • O meu público conhece estes procedimentos no canteiro?
  • Quais destes dados são mais relevantes para o meu público?

A comunicação deve estar sempre alinhada com o que é praticado na empresa

               Toda esta comunicação deve estar sempre alinhada com o que é praticado na empresa. Sempre que possível, as práticas de sustentabilidade devem ser complementadas aos atributos já estabelecidos dos produtos.

               A missão, visão e valores também não devem ficar de fora, elas devem estar presentes em todas as decisões. Para implementar a sustentabilidade de maneira integrada, é interessante entender qual a sua relação com a base da empresa.

Cuidado com o Greenwashing

               A sustentabilidade tem um grande potencial de gerar valor para os projetos. Contudo, é importante distinguir o que são diferencias ou inovações de sustentabilidade e o que é uma prática comum do mercado, que pode acabar gerando o greenwashing, a venda de produtos padrões que se passam por sustentáveis.

No mercado é comum ver projetos que mostram requisitos de legislação, itens de atendimento de normas ou práticas comuns do mercado sendo divulgadas como diferenciais de sustentabilidade. Se formos olhar a fundo, muitos projetos similares contêm os memos atributos e pode ser questionado, onde está a sustentabilidade de verdade?

Para isso, é importante levantar o que já está sendo praticado e o que realmente é um diferencial, que agrega valor ao produto, e que pode ser visto como um verdadeiro diferencial.

Se interessou por este assunto? Precisa de ajuda para colocar estes itens em prática e melhorar ainda mais a comunicação da sustentabilidade do seu projeto?

Letícia Hein Hsiao

Área Técnica & Comunicação & Marketing na Inovatech Engenharia