Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

Paredes de concreto da Casa24h, montada em 2019 na Feicon.

Casa 24h nos últimos preparativos!

04/04/2019

A Casa24h já está dentro do pavilhão, esperando o grande dia para que sua montagem possa ser iniciada. Foram 8 meses de intenso trabalho e muito planejamento, mais de 90 horas de reuniões, mais de 30 profissionais envolvidos somente na fase de projeto, 3 montagens de protótipo e inúmeros aprendizados.

Todo este investimento foi feito por 14 empresas que se juntaram à Inovatech Engenharia e à FEICON Batimat neste projeto ambicioso para ajudar a transformar a construção no país. Além disso, 16 patrocinadores acreditaram na ideia e ajudaram a viabilizar o projeto.

Um investimento como este se justifica quando pensamos que não se trata de uma única casa, mas sim de pensar num caminho para um país como o Brasil, com dimensões continentais e um desafio enorme de ajudar mais de 7 milhões de famílias a terem uma moradia digna, a custos acessíveis.

Em outras palavras, estamos falando de soluções de moradias em larga escala, e durante as montagens dos protótipos discutimos cada detalhe, cada possibilidade de economia e, principalmente, como transformar economia em qualidade, remanejando cada centavo que poderia ser desperdiçado em alguma melhoria de qualidade, como um pé-direito mais alto, uma porta com melhor isolamento, entre outros.

Aprendemos muito e reafirmamos o que sempre dizemos aqui na Inovatech: o planejamento não é algo estático, que precisa ser seguido à risca, e sim uma ferramenta para que possamos retroalimentar processos, através de uma análise crítica detalhada e muita organização – pois sabemos que as incontáveis horas de trabalho de todos os profissionais envolvidos são valiosas e não podemos desperdiçá-las.

Quebrando paradigmas do mercado

A experiência de prototipagem foi algo fantástico, e poderíamos escrever um livro aqui contando tudo o que aprimoramos na Casa24h desde o primeiro protótipo, e a enorme lista de itens que ainda aprimoraremos daqui pra frente, pois apesar de termos certeza de que ela está pronta para o mercado, nunca estaremos satisfeitos.

Também percebemos o quanto será difícil quebrar alguns paradigmas do mercado, como entregas “just in time”, processos de aprovação nas prefeituras, questões tributárias, custos de frete, entre outros. Também existem desafios relacionados à cultura de se comprar moradias por metro quadrado, que não fazem o menor sentido quando pensamos em qualidade e bem-estar.

Já imaginou como seriam os automóveis se fossem comprados por peso e não por todos os outros atributos? Por conta disso, contamos com a ajuda de uma empresa especializada em conteúdo para colocar dentro da feira, enquanto construímos a casa, dezenas de especialistas trazendo pontos de vista e mais inovações para empurrarmos nosso setor rumo à produtividade.

Também nos preocupamos com os detalhes do estande. Estamos trabalhando duro nesta reta final para levar muito conteúdo aos visitantes do estande da Inovatech dentro do espaço da Casa24h, com vídeos explicativos e exemplos de como a gestão da Inovatech Engenharia e seus parceiros tem um poder transformador. Teremos algumas surpresas também, que só poderemos mostrar no dia!

Quer um spoiler?

Para quem gosta de um spoiler, abaixo um vídeo do aplicativo de realidade aumentada e modelo BIM do projeto. Gostou? Baixe o app DALUX no seu celular e faça o cadastro no estande da Inovatech para poder ver a realidade aumentada do seu celular.

Agradecemos a FEICON e seus patrocinadores por acreditarem nesta jornada, e aos nossos 14 parceiros que ajudaram a fazer este projeto uma realidade (em ordem alfabética): Atai Engenharia, Buildin, DecoradorNet, Etool, Falcão Bauer, HPC Networks, Kronan, Lean Institute Brasil, Makinsthal, QuattroD, RGK, Rubio & Luongo, Spot Inclusão e Trisoft.

Visite-nos no estande A 150, de 09 a 12 de abril das 10h às 20h!