Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

Casa 24h: a grande novidade da FEICON Batimat 2019 está tomando forma

29/03/2019

Da ideia inicial de construir uma casa com altíssimo nível de industrialização até torná-la realidade existe um longo caminho, sendo que o primeiro passo é mudar o mindset de todos os envolvidos. A primeira fase envolveu convencer toda a equipe de que se tratava de produzir unidades habitacionais, e não construir unidades habitacionais.

Quando todos se alinharam em relação ao mindset da Casa24h, conseguimos visualizar que estávamos diante de um salto gigantesco do setor da construção em direção à indústria, em que as fases de planejamento, concepção e prototipagem são importantíssimas. Isso só é possível com a dedicação incansável de profissionais com as mais diversas expertises, todos pensando de maneira integrada e antecipando, nos mínimos detalhes, tudo o que pode dar errado lá na frente. Afinal, trata-se de produção em escala, onde um erro ou descuido tem poder de propagação gigantesco, mas, por outro lado, os acertos têm o poder de aumentar a produtividade e de reduzir custos pela escalabilidade sem precedentes.

Integrar empresas e metodologias consagradas

A indústria já utiliza as metodologias BIM (para projetos) e LEAN (para planejamento) há muitos anos e, dentro do conceito de produção de unidades habitacionais, a integração de modelos consagrados na indústria é a única maneira de se obter sucesso.

De olho nisso, as reuniões de trabalho começaram três meses antes da confecção do primeiro protótipo (que será assunto de outro post). Nesta fase de planejamento foram centenas de horas técnicas de trabalho discutindo cada detalhe do projeto, trazendo as equipes de arquitetura, construção, sistemas construtivos, instalações elétricas, hidráulicas e outros para discutir junto com a Inovatech o grande desafio desse projeto:
como, em que momento e de que maneira seriam executados cada item da Casa24h, buscando sempre o máximo de produtividade.

Escolhas bem calibradas

A quantidade de paradigmas que foram quebrados ao longo do desenvolvimento do projeto foi enorme, graças à integração de todos. As dimensões dos ambientes da Casa24h, por exemplo, foram pensadas levando-se em consideração o uso mais eficiente do transporte e do guindaste, pois um ambiente maior gera uma parede maior que poderia acarretar um excesso de altura do caminhão que iria transportar as paredes ou, eventualmente, uma carreta a mais por conta de excesso de peso nas rodovias, ou até mesmo um guindaste um pouco maior (e consequentemente mais caro), que poderia impactar sensivelmente no custo unitário da casa.

Como estamos pensando em solução para o déficit habitacional, com produção de milhares ou até mesmo milhões de unidades habitacionais, economizar uma carga de caminhão otimizando a dimensão de um ambiente gera um impacto gigantesco do ponto de vista ambiental e também de custo.

Além do impacto no número de caminhões, a dimensão dos ambientes precisa ser calibrada com o código de obras, regulamentação da Caixa Econômica Federal, norma de desempenho, eficiência energética, sustentabilidade, custos, entre outros. Fica claro que produzir unidades habitacionais em larga escala é um desafio de altíssima complexidade, com inúmeros parâmetros que influenciam as decisões.

BIM: fundamental para modelar cenários e impactos

Dessa forma, é absolutamente inviável gerenciar todas as variáveis sem a utilização da metodologia BIM. Ela nos permitiu modelar inúmeras possibilidades e, principalmente, avaliar com muita clareza os impactos de nossas decisões quando o “cobertor estava curto”. Afinal, o desafio sempre foi conceber uma solução viável financeiramente, com alto índice de qualidade e interessante para todo mundo.

Publicamos aqui um vídeo com o sequenciamento construtivo elaborado por nosso parceiro QuattroD, que foi responsável por nos auxiliar a tomar decisões corretas, traduzindo de maneira simples e direta os impactos que dependem de inúmeras variáveis.

Veja a simulação de como será o processo de montagem da Casa24horas

 

Por fim, reforçamos nossa convicção de que existe uma oportunidade gigante de alavancarmos a produtividade do setor da construção no Brasil e, para isso, queremos ajudar as empresas a mudarem seu mindset, mostrando que produzir unidades habitacionais gera resultados muito melhores do que construir.

Acompanhe outros detalhes sobre a Casa24h no site exclusivo e nas nossas redes sociais.