Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

O que é greenbuilding e quais são suas principais certificações?

14/03/2019

Greenbuilding é o conceito usado para designar um edifício ou espaço construído a partir de critérios relacionados à sustentabilidade social, ambiental e econômica, considerando toda a sua vida útil, ou seja, desde a concepção, obra, uso e operação, reformas e até uma eventual desmontagem ou demolição.

A busca por prédios mais sustentáveis torna-se mais forte a partir da conscientização da sociedade e do setor da construção acerca dos impactos socioambientais dessa atividade importante econômica. Estima-se que 40% de toda a água consumida no planeta, por exemplo, seja consumida pelos prédios e demais ambientes construídos, ao longo da obra e, especialmente, de sua operação.

Parte importante das matérias-primas retiradas da natureza encontra destino no setor da construção, assim como acontece quando falamos no consumo de energia elétrica e na produção de resíduos urbanos.

Isoladamente, quando pensamos em um prédio, o fato de ele apresentar diferenciais de sustentabilidade torna-o mais eficiente no consumo de recursos como água e energia, mais confortável do ponto de vista do usuário (já que existe um maior cuidado na escolha de materiais, na qualidade do ar interno e nos desempenhos térmico lumínico e acústicos, por exemplo) e, por fim, menos impactante ao meio ambiente, três pontos que constituem a missão da Inovatech.

 

Consultoria para greenbuilding

De modo geral, um prédio verde apresenta um conjunto extenso de características. Nós da Inovatech trabalhamos para que nossos clientes possam aprimorar a sustentabilidade de seus edifícios e também de suas empresas:

Bom projeto

Tudo começa com um projeto concebido para tirar máximo proveito do terreno (posição do sol, dos ventos, escoamento da água das chuvas etc.), mínima impermeabilização do solo, redução de impactos à fauna e à flora, dimensionamento adequado das aberturas para mais iluminação e ventilação naturais, sistemas capazes de reduzir o consumo de água e energia, flexibilidade no layout, entre outros aspectos.

Oferecemos Consultoria de Projetos para elaborar e implantar soluções, e também para avaliar o desempenho da edificação, pensando sempre em maximização.

Sobre confortos relativos a iluminação natural, temperatura interna e acústica, investimos em alta tecnologia para oferecer uma Consultoria para Atendimento à Norma de Desempenho que assegure aos nossos clientes o cumprimento da NBR 15575. Já são mais de 150 projetos assessorados por nossa equipe.

Gestão sustentável da obra

Ao longo da construção, um greenbuilding deve priorizar sistemas construtivos mais racionalizados, que evitem a geração de resíduos, economizem tempo, recursos e mão de obra. É fundamental também optar por materiais certificados ou que comprovadamente apresentem bom desempenho ambiental, sejam duráveis e recicláveis.

Nessa fase, trabalhamos para melhorar a gestão de processos de nossos clientes, de maneira que as escolhas focadas na sustentabilidade não necessariamente signifiquem custos extras. Tudo isso faz parte da nossa Consultoria de Projetos, que, muitas vezes, também inclui uma Consultoria para Certificações.

Gestão de Resíduos

Fundamental em todo projeto e obra de greenbuilding, a gestão dos resíduos da construção civil integra nosso rol de produtos. Nesse segmento, destaca-se nosso trabalho realizado em parceria com a CASACOR, para quem elaboramos e estamos coordenando a implantação do Plano CASACOR 2020um programa de sustentabilidade que está revolucionando a mostra de decoração, arquitetura e paisagismo de São Paulo.

Eficiência Energética

Este é um ponto importante tanto para o projeto original quanto para edifícios que queiram melhorar seu desempenho ambiental por meio de um retrofit. Conheça mais sobre nosso trabalho nessa área: Eficiência Energética

Certificações de Greenbuilding

As certificações de greenbuilding são uma maneira eficiente de mensurar e comprovar a sustentabilidade de um edifício verde. O mais importante não é o selo em si, mas os resultados concretos que podem ser obtidos ao longo do processo de certificação. Toda certificação pode trazer benefícios, desde que o empreendedor tenha objetivos bem definidos desde o início – e nossa Consultoria para Certificações (que já assessorou mais de 160 empreendimentos) pode contribuir também nesse processo de reflexão e escolha da certificação mais adequada a cada projeto.

Conheça as principais certificações de greenbuilding:

Certificação AQUA-HQE: Lançada em 2008 no Brasil pela Fundação Vanzolini, é inspirada na certificação francesa HQE (Haute Qualité Environnementale). VER MAIS

Certificação LEED: Lançada em 2007 no Brasil, é uma adaptação do selo criado pelo Conselho de Green Building dos EUA (USGBC). VER MAIS

Certificação BREEAM: Desenvolvida em 1992 pela inglesa Building Research Establishment (BRE), chegou ao Brasil em 2011. VER MAIS

Etiqueta PBE Edifica: 100% brasileira, foi lançada em 2009 pela Eletrobrás e Inmetro. VER MAIS

Certificação Casa Azul CAIXA: Criada pela Caixa Econômica Federal em 2010, para incentivar projetos habitacionais financiados pelo banco com soluções sustentáveis. VER MAIS