Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

Inscrições abertas para a Rota da Sustentabilidade na Feicon Batimat 2019

23/11/2018

Criada para destacar produtos e soluções sustentáveis na feira, iniciativa da Inovatech e Reed Exhibitions, com apoio da Fundação Vanzolini, fez sucesso este ano e quer envolver mais empresas na 2ª edição

 

Estão abertas as inscrições para as empresas interessadas em fazer parte da Rota da Sustentabilidade, o roteiro temático e autoguiado que conduz os visitantes aos expositores que apresentam os produtos mais sustentáveis da Feicon Batimat, a maior feira da construção do país.

Idealizado pela Inovatech e pela Reed Exhibitions, com apoio da Fundação Vanzolini, o projeto estreou em 2018 com grande aprovação do público. “Para o ano que vem, a intenção é aumentar o número de empresas participantes”, conta o diretor da Inovatech e conselheiro da Feicon, Luiz Henrique Ferreira.

Vantagens para todos

A ideia, detalhada no site www.rotadasustentabilidade.com.br é simples: organizar um roteiro especial dentro da feira para dar destaque e mais visibilidade aos expositores com produtos e soluções sustentáveis. Com isso, os fabricantes ganham mais chances de divulgar suas novidades no setor, conquistar o público e a mídia e, assim, alavancar negócios.

Na outra ponta, o público também se beneficia: para fazer parte da Rota da Sustentabilidade, as empresas passam por um processo de seleção que envolve uma avaliação de sustentabilidade dos produtos. “Esse processo é feito pela Inovatech e homologado pela Fundação Vanzolini, o que reforça a credibilidade do roteiro e a confiança do público”, diz Ferreira.

Para ele, o fato de as empresas inscritas ganharem uma avaliação de sustentabilidade de seus produtos é uma grande vantagem, pois o próprio processo ajuda as empresas a entender e aprimorar a maneira como comunicam seus diferenciais ao mercado.

Como ressalta Ferreira, não basta dizer que o produto é sustentável. O fabricante precisa mostrar resultados, números e informações mais tangíveis. “O cliente precisa entender os motivos que fazem com que determinado produto traga benefícios reais de sustentabilidade, e é essa ponte entre eles e os fabricantes que estamos construindo com a Rota da Sustentabilidade”, explica.

Critérios de avaliação

São 24 critérios de seleção definidos pela organização, divididos igualmente em três eixos: Fabricação, Obra e Produto Aplicado. A empresa interessada em participar deve preencher um formulário de inscrição, no qual define o(s) eixo(s) em que será avaliada, de acordo com os atributos ambientais de seus produtos.

Para ser selecionada, é preciso que as autodeclarações enviadas pontuem em, pelo menos, 8 dos 24 critérios de avaliação. A pontuação também gera um ranking dos participantes.

Entre os requisitos avaliados estão percentual de água de reuso e material reciclado no processo de produção, rastreabilidade da cadeia produtiva, consumo de recursos, geração de resíduos na obra, eficiência energética e hídrica, reciclabilidade, desmontabilidade, conforto térmico e acústico e mitigação de riscos para varejistas e especificadores.

Os selecionados

As empresas selecionadas deverão apresentar aos visitantes a pontuação obtida e oferecer informação adequada sobre os diferenciais de seus produtos, de maneira mais tangível para o cliente. Os produtos e soluções também serão avaliados pelo público durante a feira.

Mais informações

No site www.rotadasustentabilidade.com.br você encontra o regulamento e o formulário de inscrição, além de outros detalhes sobre o projeto. As inscrições vão até 01/03/2019.

Em caso de dúvidas, é só entrar em contato pelo e-mail expositor@rotadasustentabilidade.com.br.