Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

Importância da iluminação natural em períodos de isolamento social

16/04/2020

Neste período atípico da pandemia Covid-19, passamos muito mais tempo dentro de nossos lares, sendo que a qualidade de nossas habitações passou a ser mais valorizada, com ênfase na iluminação natural.

Reflexos da iluminação natural na nossa saúde

A iluminação natural é fundamental para o ser humano. Ela está ligada à qualidade do sono, ciclo biológico e é responsável pela produção de vitamina D no nosso corpo. Além de ser crucial para a nossa saúde física, um ambiente bem iluminado vai influenciar também nossa saúde mental.

Para manter-nos saudáveis neste tempo de pandemia, é fundamental tomar sol todos os dias, mantendo nosso corpo saudável. Pequenas pausas durante o trabalho para tomar um pouco de luz podem ser muito proveitosas.

Ganhos de Produtividade

Em um ambiente coorporativo, a iluminação natural melhora o humor dos funcionários, tornando-os mais produtivos e focados. Neste período onde o home-office tornou-se uma prática comum entre funcionários de uma empresa, nossas casas acabam sendo também nossos locais de trabalho. E na busca por mais produtividade, uma boa iluminação natural em ambientes de trabalho é uma boa aliada.

No entanto, para um ambiente bem iluminado, devemos tomar alguns cuidados. A iluminação em excesso causa o ofuscamento, principalmente em atividades no computador. Neste caso, algumas medidas podem ser tomadas:

  • -Evitar que o computador esteja diretamente na frente de janelas
  • -Utilizar elementos que controlam a entrada de luz, como persianas e brises

Impactos em Projetos

Com esta valorização da iluminação natural em espaços fechados, a iluminação natural não pode ser negligenciada no projeto de um edifício. Atender à norma de desempenho NBR 15.575 é apenas o primeiro passo. Um projeto que possui uma boa iluminação natural como um diferencial deve focar em:

  • -Boa implantação do edifício, de modo que as unidades habitacionais estejam bem iluminadas
  • -Tamanho de esquadrias adequados
  • -Evitar plantas muito profundas, pois a iluminação natural não será bem distribuída no ambiente

O ideal é que todos os ambientes de um projeto tenham uma boa iluminação natural, que muitas vezes não é possível. Pela norma de desempenho vigente, os ambientes em uma habitação que possuem requisitos mínimos para iluminação natural são:

  • -Salas de Estar
  • -Quartos
  • -Cozinhas/Copas
  • -Áreas de Serviço

Uma boa iluminação natural substitui a iluminação artificial em diversos períodos do dia para diversas funcionalidades. Além de todos os benefícios para o nosso bem estar, a iluminação natural traz um impacto econômico para uma edificação, evitando que lâmpadas estejam acesas em que há disponibilidade de luz solar do lado de fora da edificação em boa parte do ano.

Desafios no meio urbano

Em um meio altamente urbanizado e verticalizado, ter luz natural dentro de nossas casas não é uma tarefa tão simples. A vizinhança passa a ser um obstáculo, edifícios altos ao redor e poucos recuos podem se tornar obstáculos tanto para a qualidade de vida nos apartamentos quanto para o atendimento da norma de desempenho NBR 15.575.

Para cumprir este desafio, até as cores na fachada e os acabamentos internos são fundamentais. Uma boa simulação de iluminação natural é estratégica para um bom desempenho de um edifício, podendo ser uma aliada nos períodos iniciais de projeto em um edifício, onde mudanças são mais flexíveis, evitando problemas em etapas futuras.

Quer saber mais sobre simulações e desempenho lumínico?