Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

cotação de menor custo: melhor desconto com bom fornecedor do que opção pelo "melhor preço"

Cotação de menor custo: bom preço é não comprometer a qualidade das entregas

08/05/2019

Em época de aperto, união de empresários é um caminho mais eficiente, em que obter desconto com fornecedor confiável vale mais do que um duvidoso menor preço. Cotação de menor custo nem sempre é saída mais inteligente

 

Para você que é um CEO, sabemos que esses tempos de incertezas econômicas não são fáceis. Ainda que o ano tenha começado em clima de euforia e o setor continue otimista, o compasso é de espera. Notícias como a paralisação de obras do Minha Casa Minha Vida e a postergação da reforma da previdência nos fazem colocar as barbas de molho, esperando o que vem por aí.

Há ainda o cenário internacional, com a guerra comercial entre EUA e China, que impacta diretamente o humor do mercado financeiro e, para mercados de ciclo longo como o da construção civil, volatilidade não é um bom impulso.

Se a palavra da vez entre os CEOs é cautela, nós da Inovatech acreditamos na expressão “a união faz a força” para definir nossas estratégias. Sim, estamos no mesmo barco e sofrendo das mesmas dores. Mas queremos crer que unir esforços com empresas de qualidade e experiência vale mais (para a saúde do seu negócio e do mercado) do que se arriscar por caminhos que podem dar dor de cabeça lá na frente. Optar com frequência por cotação de menor custo nem sempre é a saída mais inteligente.

3 riscos comuns da cotação por menor preço

Quando o assunto é cotação de preços para a contratação de prestadores de serviços e fornecedores, a nova realidade do mercado é um tanto cruel. Para compensar a baixa produtividade e os custos com mão de obra que não param de subir, as empresas tentam ao máximo reduzir os gastos na outra ponta, com prestadores de serviços e fornecedores.

O resultado desse aperto é um ciclo perigoso, pois buscar fornecedores com custos cada vez menores pode trazer riscos e impactos para o seu negócio:

1- Comprometer a qualidade das entregas
A qualidade em serviços técnicos especializados pressupõe larga experiência de quem está prestando o serviço. A qualidade de uma consultoria em desempenho lumínico, por exemplo, pode fazer o empreendedor economizar centenas de milhares de reais em caixilhos, além de reduzir drasticamente o risco de problemas ao final da obra;

2- Ser cobaia de aventureiros
Serviços técnicos de consultoria não são brincadeira, e hoje tem muita gente fazendo tutorial de simulação na internet e saindo por aí vendendo “consultoria”. Contratantes bem-sucedidos são aqueles que checam o histórico da empresa e ligam pedindo referências de maneira inteligente, para que a escolha da referência seja do contratante, e não o tradicional “me mande 3 empresas com quem você já trabalhou”.

Isso teoricamente reduz o trabalho do contratante mas dá ao aventureiro a possibilidade de escolher somente as 3 empresas em que ele se deu bem, deixando outras dezenas de insatisfeitos no limbo. Cuidado para não ser mais um na relação dos insatisfeitos;

3- Complicar a gestão do seu projeto
Contratar diversos fornecedores mais em conta, mas que oferecem apenas um tipo de serviço dentro do escopo do seu projeto, pode dificultar a gestão dos processos internos. Como consequência, seu empreendimento pode atrasar e sabemos que isso é algo decisivo para a rentabilidade do negócio. É praticamente impossível gerenciar 20 empresas num projeto para o Minha Casa Minha Vida, e já vimos isso acontecer.

 

União para sairmos juntos do aperto

Como dizemos a nossos clientes de muitos anos e também aos clientes novos, nós também estamos apertados, mas é muito melhor para o setor que todos saiam juntos do sufoco do que nossos clientes se arriscarem com “empresários” que só estão empreendendo porque ficaram desempregados devido à crise, mas que, na primeira oportunidade de emprego com carteira assinada, abandonarão o barco.

Em tempos difíceis, a melhor estratégia é se cercar de quem garante um bom serviço e redução de riscos no seu negócio – e isso nós garantimos sempre aos nossos clientes. Temos certeza de que o país vai melhorar, mas o caminho para sairmos do aperto definitivamente não está na planilha de cotação de menor custo. Ela é uma tábua de salvação de desesperados, mas certamente não ajudará a resolver o Brasil.

O caminho para tirarmos o Brasil do aperto está na união de empresários de fato comprometidos com a transformação do setor através de mais produtividade, mais eficiência, mais conforto e baixo impacto ambiental.

Conte com a gente! Estamos sempre dispostos a conversar!

Conheça mais sobre os diferenciais dos nossos serviços!