Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

Como obter a certificação LEED

Como obter a certificação LEED

11/01/2019

A certificação LEED para construções sustentáveis é uma das mais conhecidas em todo o mundo. Desenvolvida em 1993 pelo USGBC, o Conselho de Green Building dos EUA, o sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) chegou ao Brasil no final de 2006 com a criação do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), ONG responsável pela disseminação do selo no país.

Dos vários tipos de certificação para construções disponíveis no Brasil, o selo LEED é o mais conhecido no mercado, mesmo estando na categoria de selos importados e, por isso, não totalmente adaptados à realidade brasileira.

Quando falamos de prédios comerciais, o LEED é o que conquistou espaço mais relevante no mercado, muito impulsionado por investidores estrangeiros com portfólio de prédios corporativos pelo mundo. Em geral, eles optam pela certificação LEED por causa de seu alcance internacional e pelo fato de os critérios de avaliação (que formam uma espécie de checklist) não mudarem muito de região para região.

Foco na sustentabilidade

Partimos sempre da ideia de que o foco deve estar na sustentabilidade (e em como mensurá-la e comprová-la) e não em um ou outro selo específico. Por esta razão, acreditamos que qualquer ferramenta pode trazer bons resultados, desde que o empreendedor tenha clareza a respeito de seus objetivos.

Pensando assim, obter a certificação é talvez a parte mais fácil de todo o processo. O que vem (ou deveria vir) antes disso é que requer mais tempo de reflexão e maturação. Lembre-se: qual é o objetivo principal de uma certificação? Promover construções que gerem baixo impacto ambiental durante a obra e sua vida útil, e que garantam, ao mesmo tempo, a viabilidade econômica dos empreendimentos e o bem-estar e a saúde de seus usuários.

Portanto, seja qual for o selo, o importante é saber que ele será um caminho – e não um fim em si mesmo – para conferir mais sustentabilidade ao projeto. Ele ajuda o empreendedor a reconhecer isso formalmente e com mais credibilidade no mercado e, ao longo do processo de certificação, estimula a equipe envolvida a pesquisar novas soluções e tecnologias e, muito frequentemente, a refletir sobre processos internos de gestão (e como aprimorá-los).

O bônus dessa história: em geral, uma vez assimilados, esses novos conhecimentos raramente são deixados de lado em projetos futuros, pelo simples fato de o empreendedor perceber o real valor e os benefícios de se construir de maneira mais sustentável.

Objetivo bem definido

Apesar da certificação LEED ter 4 níveis (certified, silver, gold e platinum), na visão da Inovatech Engenharia a etapa mais importante é definir quais os objetivos buscados com a obtenção do LEED. Gerar um impacto ambiental menor, economizar água e energia, garantir mais saúde e conforto dos usuários, aumentar o valor de aluguel, diferenciação de concorrentes, atender a um desejo do cliente e atender a uma política corporativa da matriz podem ser motivações e objetivos isolados ou combinados para a obtenção da certificação.

Dependendo dos objetivos desenhados para a certificação, é necessário estudar o checklist de critérios para definir os créditos que serão metas do projeto, sem nunca esquecer que é possível atingir os níveis silver, gold e platinum por diversos caminhos, mas o que irá gerar resultados concretos é aquele totalmente alinhado com os objetivos do empreendedor.

Como obter o LEED?

Vamos lá: a primeira coisa a fazer é registrar o projeto no USGBC, via site da entidade. Depois, é necessário compor uma equipe – que pode ou não contar com uma consultoria de profissional LEED AP (acreditado pelo LEED) – para acompanhar o processo e enviar relatórios à certificadora nas fases de projeto, memoriais de cálculo, relatórios de obra e testes de comissionamento.

Ao término da obra, ocorre a avaliação final e a checagem dos créditos pré-estabelecidos. O empreendimento, então, recebe a certificação de acordo com os créditos acumulados.

Por se tratar de um processo complexo e com grande impacto, empreendedores que se cercam de consultorias experientes como a Inovatech atingem resultados melhores.

Deu para entender por que a pergunta acima é só uma parte da história?

Para conhecer mais sobre nossa consultoria técnica para edifícios, visite nosso site. Se quiser saber mais sobre o LEED e outras certificações, clique aqui.