Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

5 reflexões que devem ser feitas antes de contratar uma consultoria para a certificação de um empreendimento

22/08/2018

Vale a pena investir um tempo em alguns questionamentos importantes para, lá na frente, ter mais chances de obter resultados efetivos e bem direcionados com uma certificação de construção sustentável

por Guilherme Loos, sócio responsável pelas áreas de Certificações e Ecoeficiência da Inovatech Engenharia

 

O ano de 2018 marca os dez anos da chegada da certificação AQUA-HQE ao Brasil. De lá pra cá, foram mais de 9 milhões de metros quadrados certificados, sendo que mais de 60% com consultoria da Inovatech Engenharia. Ao longo desses anos todos, nos deparamos com inúmeros clientes, desde incorporadoras, lojas de varejo, centros religiosos, hospitais, escolas, universidades, centros de logística, revendas de pneus automotivos, entre outros.

Cada cliente que nos procurava tinha dúvidas e estratégias diferentes e, depois de inúmeras reuniões, entregas e certificações bem sucedidas, podemos elencar uma série de dicas para escolher a melhor certificação. Abaixo, resumimos algumas perguntas que devem ser feitas antes de contratar a consultoria para certificação:

1- Houve alguma preocupação com sustentabilidade na concepção inicial do empreendimento?
A maior frustração de um empreendedor é perceber que perdeu o timing da certificação. Portanto, quanto antes a decisão pela sustentabilidade for tomada, maiores as chances de sucesso em uma certificação.

2- Existem investidores estrangeiros no empreendimento? Eles possuem alguma política de alocar recursos em empreendimentos sustentáveis certificados? Eles exigem alguma certificação específica?
Normalmente, investidores estrangeiros com grande portfólio de edifícios corporativos pelo mundo optam pela certificação LEED, devido ao seu alcance internacional e o fato de que a grande maioria dos critérios não muda regionalmente.

3- Os clientes que usarão o empreendimento sabem o que é certificação de sustentabilidade?
As certificações LEED e AQUA, assim como etiquetagens e programas como Selo Casa Azul e PROCEL ainda são pouco conhecidas pelo público em geral, portanto, é importante prever e planejar um esforço de comunicação para que os usuários saibam os benefícios de uma certificação de sustentabilidade.

4- Quais os pesos que cada certificação dá para cada tema (água, energia, conforto etc.)?
Algumas certificações destacam mais a eficiência energética, como é o caso do LEED e do PROCEL, enquanto que outras distribuem os pesos de maneira mais uniforme como, por exemplo, o Selo Casa Azul e o PROCEL. É importante que o empreendedor saiba quais os atributos que pretende valorizar em seu empreendimento, para que possa avaliar qual a melhor certificação.

5- A certificação será utilizada com qual propósito? Marketing? Ferramenta de gestão? Compromisso corporativo com acionistas? Demanda de clientes? Concorrentes certificando?
Muitos de nossos clientes respondem que “é um pouco de tudo”, mas é muito importante que se faça uma reflexão profunda para tentar encontrar uma razão principal para se certificar, mesmo que as outras razões possam orbitar em torno da razão principal. Um objetivo bem definido leva à escolha da certificação adequada e resultados concretos.

Estas são algumas das perguntas importantes que fazemos a nossos clientes antes de começarmos o processo de certificação. Nossa experiência mostra que os casos em que a certificação de sustentabilidade obteve melhores resultados foram aqueles em que se investiu bastante energia no processo de escolha da certificação e, principalmente, na definição dos objetivos concretos da empresa ao conquistar o reconhecimento e credibilidade que uma certificação traz.

Conheça mais sobre nosso trabalho com Certificações ou entre em contato para marcarmos uma conversa.