Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

4 pilares da Construção Sustentável

Construção Sustentável: Confira seus 4 pilares

16/07/2020

Uma construção sustentável vai além de empregar materiais ecológicos. Saiba o que nosso fundador, Luiz Henrique Ferreira, considera o mais importante para uma boa construção sustentável.

Comentei um pouco sobre os pilares da construção sustentável na nossa última Live sobre Sistemas Construtivos Sustentáveis, agora é o momento de se aprofundar um pouco mais.

Estou há anos no mercado promovendo as construções sustentáveis, sendo que a sustentabilidade vai muito além dos impactos que um edifício gera para o meio-ambiente. Para se ter um edifício mais sustentável, também é necessário incorporar aspectos sociais, econômicos e de bem-estar.

Confira o que acredito ser primordial para uma edificação mais sustentável:

Bom projeto com eficiência no programa de necessidades

Trata-se do pilar que julgo mais importante para um bom edifício sustentável. Para se ter a sustentabilidade incorporada de forma mais completa na construção, é necessário pensar em sustentabilidade desde a concepção do projeto. Desse modo, o programa de necessidades deve ser bem otimizado do ponto de vista funcional, não deixando de suprir as necessidades básicas de um edifício e eliminando o máximo de área residual.

Um bom projeto é primordial, pois as etapas de projeto não são geradoras de custos, elas poupam tempo e recursos na hora de construir. Erros de projeto ou projetos mal otimizados podem gerar problemas técnicos muito custosos de se resolver em obra.

Construir espaços que não serão bem aproveitados é insustentável, gerando assim gastos desnecessários e pouco aproveitamento de sua matéria-prima empregada, mesmo está sendo considerada mais ecológica.

Canteiro de Obras otimizado e organizado traz sustentabilidade

Nos canteiros de obras tradicionais vemos muita ineficiência e desperdício. Sendo assim, para contornar esta situação, é necessário investir tempo em um bom projeto para o canteiro.

Do ponto de vista urbano, um canteiro pode gerar muito incômodo, gerando ruído para a vizinhança em horários não convencionais, espalhado restos de materiais na calçada. Para uma construção mais consciente, é necessário também pensar no conforto dos vizinhos à esta obra, principalmente em centros urbanos adensados.

Sistemas construtivos integrados e industrializados são uma boa resposta para este problema. Aliados com novas tecnologias de construção, estes sistemas auxiliam na otimização do tempo da obra e na redução de resíduos.

Conforto Ambiental está ligado com a qualidade de vida

Já falamos no nosso blog sobre a importância da iluminação natural nas edificações, principalmente em períodos de isolamento social. O Conforto térmico, lumínico e acústico de uma edificação é fundamental para uma boa qualidade de vida do usuário, impactando:

  • O Bem-estar
  • A Saúde
  • O Humor
  • A Qualidade do sono

Assim como no programa de necessidades e o canteiro de obras, é fundamental apresentar um bom projeto que pense em conforto ambiental integrado desde a concepção do projeto.

Saúde durante e depois da obra é fundamental

As edificações são feitas para seres humanos, sendo fundamental pensar na sua saúde nas construções.

Para o trabalhador, viajar longas distâncias para trabalhar sem EPI adequado, com diversos riscos à sua saúde não é sustentável, rompendo com os aspectos sociais e de bem-estar intrínsecos à sustentabilidade. Assim também obras menos artesanais, com mais tecnologia empregada, acabam reduzindo a necessidade de trabalhos árduos e prejudiciais à saúde dos trabalhadores, incluindo também mais valor agregado ao seu trabalho.

Por fim, do ponto de vista do usuário do imóvel, comprar um apartamento mais barato e que ofereça riscos à saúde a longo prazo pode ser um péssimo negócio. Um bom edifício sustentável faz seus usuários se sentirem bem e com conforto. 

A Casa24h, nosso desafio para trazer mais sustentabilidade, tecnologia e eficiência para as construções

Tendo em mente estes princípios para uma construção mais sustentável, em 2019 realizamos a construção da Casa24h na Feicon Batimat, junto com mais de 14 empresas parceiras. Nesta construção, buscamos alinhar um bom projeto com muita tecnologia de construção, com baixa produção de resíduos e altíssima produtividade. 

Quer saber mais? Entre em contato com a gente