Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

Qual é a melhor etapa de projeto para implementar o BIM

Qual é a melhor etapa de projeto para implementar o BIM?

21/07/2021

Os benefícios de projetos em BIM são inúmeros! Mas muitos incorporadores e projetistas ainda estão em dúvida em qual etapa de projeto entrar com o BIM, confira o que nossos especialistas dizem sobre o assunto.

Nos últimos anos, vemos o BIM crescendo no mercado, muitas incorporadoras e construtoras estão adotado esta metodologia em seus projetos. Contudo, ainda se vê no mercado uma grande dificuldade de se desvincular completamente dos projetos em 2D.

BIM pode ser utilizado em todas as etapas do projeto

A metodologia BIM pode ser utilizada desde o estudo de viabilidade até o projeto liberado para obra. É uma ferramenta útil tanto para levantar quadros de áreas, calcular recuos, gabarito e coeficientes de aproveitamento quanto para levantar quantitativos para obra, prazos e extrair detalhes construtivos. Portanto, é possível de ser aplicado em qualquer etapa do projeto.

Entrar o quanto antes com o BIM no projeto possui inúmeras vantagens

Ainda se acredita que o BIM deve entrar nas etapas finais de projeto, onde o produto está mais consolidado. Porém, não seria mais interessante identificar as interferências entre as disciplinas o quanto antes? Afinal, quanto antes estas interferências, ou clashes, forem identificados, mais fácil, rápido e barato será compatibilizar o projeto.

Identificar estes pontos nas etapas finais de projeto ou até em obra é mais custoso e trabalhoso, com ajustes que podem comprometer a qualidade e o orçamento do projeto.

BIM deve ser utilizado de modo integrado desde o estudo preliminar

Para aproveitar todas estas vantagens do BIM, desde a concepção do projeto até a obra, é fundamental que os projetistas e fabricantes também estejam integrados nesta metodologia. Afinal, é difícil identificar e solucionar clashes entre diferentes projetos se a arquitetura está em BIM e as instalações em 2D.

Portanto, é desejável que todo o projeto esteja em BIM, desde o estudo preliminar até o projeto liberado para obra.

Letícia Hein Hsiao

Área Técnica & Comunicação & Marketing na Inovatech Engenharia