Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

Comunicação em BIM

Três maneiras de melhorar a comunicação na era BIM

16/06/2020

Com a migração dos projetos para o BIM, muitas informações entram em um mesmo arquivo. Confira como melhorar a comunicação do seu projeto BIM para integrar essas novas ferramentas e consequentemente ganhar de tempo e produtividade.

Como já defendemos anteriormente em nosso blog, o BIM vai muito além de uma ferramenta de modelagem em 3D. Trata-se de uma nova metodologia de projeto que busca integrar processos e consequentemente trazer mais eficiência para o processo projetual.

O papel da comunicação no projeto BIM

Para fazer o melhor proveito desta nova tecnologia, a forma como nos comunicamos precisa ser repensada. Um bom profissional sabe que mesmo com um trabalho excelente, comunicá-lo a seus clientes ou colegas é uma etapa fundamental para atingir o sucesso. Desta forma, a comunicação na era BIM tem um papel fundamental.

Um projeto em BIM possui muita informação que pode ser perdida ao comunicá-lo da forma tradicional com grandes listas e planilhas. Assim, há uma demanda por ferramentas de comunicação mais poderosas que façam jus ao próprio modelo.

1. Arquivos colaborativos e integrados aceleram a tomada de decisões

Nos últimos anos, formas mais colaborativas de editar arquivos foram implementadas em diversas áreas. Documentos em que muitas pessoas fazem suas alterações e revisões ao mesmo tempo já são bastante comuns. Na comunicação em BIM isto não seria diferente.

Como trabalhamos com um único modelo para todas as disciplinas, faz sentido também ter sua comunicação principal em um único canal. Visto que um projeto é sempre feito de forma integrada, mudar uma parede de lugar pode afetar as mais diversas disciplinas, como estrutura, hidráulica e elétrica. Desta forma, faz sentido manter as mudanças em um único local, onde todos os envolvidos serão notificados e poderão fazer suas próprias observações.

2. Arquivos ilustrativos e intuitivos ajudam a corrigir erros

Entender um projeto visual apenas na forma de texto não é uma tarefa muito simples. Planilhas extensas contendo descrições de erros em projeto não fazem mais sentido, tomando tempo de projeto para interpretar os dados e buscar os erros no modelo.

Sabe-se que quanto mais cedo identificamos os erros de um projeto, mais fácil, rápido e barato é solucioná-los. Com a tecnologia BIM, podemos identificar clashes e outros problemas no próprio modelo, entendendo o erro de forma ilustrativa até mesmo nos projetos mais complexos, visto que existem diversos softwares que conduzem virtualmente o usuário até o correto local do clash, proporcionando agilidade e assertividade para equipes de projeto trabalhando nos quatro cantos do mundo. Em época de isolamento social, é a saída para que as compatibilizações possam ocorrer com alta qualidade sem depender do tamanho da tela do notebook. Desta forma, podemos identificar os erros de projeto mais cedo, evitando surpresas em obra.

Comunicação em BIM - trabalhando de forma visual
Identificar erros de forma visual é um dos benefícios que o BIM trás para o projeto, tornando as revisões mais práticas e rápidas.

3. Coerência de informações é fundamental

Em um único projeto, a informação contida é utilizada por vários players. É importante identificar os dados que cada um necessita, para que um modelo possa suprir as suas necessidades e que não haja retrabalho com isto. Para que a informação flua por todos os players, a definição da correta nomenclatura de arquivos, famílias e componentes é fundamental, pois um simples caractere fora de lugar pode prejudicar toda a qualidade das informações. Desta forma, para projetar em BIM é necessário ter uma correta visão de banco de dados e cadastro correto de informações, sempre pensando que outra pessoa vai usar aquela informação que você cadastrou.

Na escolha de uma luminária, por exemplo, informações relevantes podem atender as seguintes disciplinas:

  • Sistemas elétricos
  • Design de interiores
  • Desempenho de iluminação artificial
  • Cálculo da eficiência energética
  • Orçamento da obra
  • Transporte e armazenamento em obra
  • Gestão de Resíduos

Desta forma, a equipe que desenvolve o projeto deve avaliar as informações que cada disciplina necessita, padronizá-las e inclui-las no modelo. Assim, será mais fácil localizar os dados que cada um necessita.

Melhorar a comunicação é apenas um dos passos para uma boa coordenação de projetos em BIM

Todo projeto é único e necessita de atenção personalizada para mirar para a metodologia BIM. Além de aperfeiçoar a comunicação, para uma boa coordenação de projeto é necessário entender o BIM e seus potenciais, assim como saber o que atingir com esta ferramenta e as singularidades de seu projeto.

Quer saber mais sobre como implementar o BIM ou precisa de ajuda para inovar a comunicação de seu projeto?