Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

Casa24h: uma casa construída em 24 horas. Produtividade elevada à máxima potência.

Casa24h na FEICON Batimat aponta luz no fim do túnel

28/03/2019

Desde que a Inovatech Engenharia foi fundada em 2005, os temas produtividade e otimização de processos sempre fizeram parte do dia a dia dentro e fora da empresa. Nestes anos todos de prestação de serviços de consultoria, os consultores da Inovatech Engenharia sempre se preocuparam em tornar a vida dos nossos clientes mais fácil e otimizada, reduzindo desperdícios e integrando seus processos com as certificações de sustentabilidade e, desde 2013, também com a norma de desempenho.

Ao longo desse período da nossa história, foram centenas de empreendimentos certificados pelo AQUA-HQE, centenas de empreendimentos atendidos com metodologias de simulações de desempenho (com uma abordagem inovadora que facilita a vida dos clientes) e uma série de outras histórias de sucesso.
Porém, em 2018 chegamos à conclusão de que poderíamos fazer ainda mais pelo setor da construção civil no Brasil. Decidimos, então, contribuir de fato para a redução do déficit habitacional no Brasil, aliando produtividade, qualidade e sustentabilidade nas construções.
A grande pergunta que surgiu foi a seguinte: tudo bem, vamos ampliar o leque e ajudar a transformar o mercado. Mas como iremos fazer isso? Simples: vamos mostrar na prática tudo que acreditamos ser importante para transformar o setor da construção.

O desafio da Casa24h

Foi assim que criamos em parceria com a FEICON Batimat a Casa24h , uma casa construída em 24 horas, ao vivo e dentro da FEICON Batimat. A ideia desse desafio é mostrar ao mercado que é possível, sim construir com redução significativa de desperdícios, aplicando técnicas e metodologias que, em escala, resultam em ganhos ainda maiores de prazos e custos.
Reunimos diversos parceiros e patrocinadores e, sob a gestão da Inovatech, integramos mais de 30 empresas, consolidando processos nos mínimos detalhes para que possamos construir uma casa em tão pouco tempo.
Tudo será feito sob o olhar de uma plateia altamente especializada que poderá ver na prática que sim, é possível construir rápido, com qualidade e custo competitivo, desde que pensemos em produzir moradias em escala, e não construir moradias uma de cada vez.

Industrializar é o caminho

Decidimos industrializar tudo o que podíamos na casa, desde o sistema construtivo até as carenagens para esconder a tubulação, para trazer mais eficiência e velocidade na produção de moradias de qualidade, pois acreditamos que existe, sim, solução para o déficit habitacional do país, que patina em torno de 7 milhões de unidades há quase dez anos.
Com grande investimento em engenharia de alto nível e integrando as melhores cabeças do mercado, iremos quebrar a crença de que não é possível executar obras de baixo custo com qualidade, sustentabilidade e atendimento à norma de desempenho.
Acreditamos que com produção em escala os investimentos em engenharia se diluem. Do mesmo modo, acreditamos que precisamos destravar questões tributárias e de aprovações de projetos para que possamos trazer mais conforto e qualidade de vida para o maior número de pessoas.
Casa24h na FEICON Batimat 2019 e conheça a metodologia da Inovatech Engenharia para aumentar a produtividade do setor da construção, integrando BIM, LEAN, Realidade Aumentada, Off-Site Construction, Simulações Computacionais e muito mais! Esperamos por você!