Na Mídia

A Inovatech na imprensa

Tem Sustentável: Casa construída em 24 horas na Feicon Batimat pode ser alternativa para déficit da habitação no Brasil

30/04/2019

Abaixo, confira o texto na íntegra, com entrevista com o CEO da Inovatech, Luiz Henrique Ferreira. A reportagem também pode ser acessada aqui.

Projeto de construção industrializada inova no uso de metodologias para conseguir o máximo de qualidade e produtividade, com previsibilidade de orçamento e prazos, sem perder de vista o menor impacto ambiental e os custos.

A convergência entre inteligência e tecnologia de ponta será capaz de produzir ao vivo, em uma arena para o público ver in loco, a execução em tempo recorde da Casa24h – uma moradia de interesse social – executada em 24 horas – que será uma das principais atrações da Feicon Batimat – Salão Internacional da Construção e Arquitetura, que acontece entre os dias 9 e 12 de abril de 2019, em São Paulo.

Idealizada e realizada por meio da parceria entre a Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora da Feicon Batimat, e a Inovatech Engenharia, consultoria de sustentabilidade na construção civil, a Casa24h é um padrão de construção industrializada, que atende à faixa de financiamento do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, tendo a planta de 45,6 m2, com sala, dois quartos, cozinha e 1 banheiro. O projeto arquitetônico é assinado pelo escritório Rubio Luongo Arquitetura.

Sistemas construtivos 100% industrializados são uma tendência mundial e em breve serão uma realidade no Brasil. O sistema de concreto pré-moldado da empresa Kronan foi o escolhido para essa edição da Casa 24h, devido a sua ampla aceitação no mercado e por ser um sistema com tecnologia já consolidada no Brasil. Nesse contexto, a construção industrializada, aliada a bons projetos, pode se tornar uma alternativa no combate ao déficit habitacional no Brasil – que é de quase 8 milhões de moradias.

Um estudo da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que, para acabar com esse déficit, o país precisaria construir 1 milhão e 200 mil habitações até 2029, o que representaria o desafio de produzir 100 mil unidades por mês, 4500 por dia ou 190 por hora.

A baixa produtividade do setor da construção civil brasileiro e a melhoria da qualidade das edificações foram questões que o projeto da Casa24h procurou solucionar com base em planejamento, pesquisa, uso de tecnologias e gestão da logística e de recursos.

O processo de execução da casa é quase todo realizado em galpões industriais, fora do canteiro de obras, e em etapas submetidas a estudos técnicos para viabilizar o atendimento aos requisitos da Norma de Desempenho de Edificações ABNT NBR 15.575. Isso representa, de forma contundente, um estímulo à formalização da cadeia produtiva, que pode gerar mais qualificação de mão-de-obra, aumentar a segurança no trabalho, reduzir os riscos de problemas de saúde e melhorar a vida dos trabalhadores da construção civil.

“O objetivo é construir para reduzir prazo, ter segurança e ergonomia para os operários, isto é, nesse sistema, o trabalho é predominantemente executado em bancada reduzindo riscos de acidentes de trabalho no canteiro. A maior parte do trabalho é feito dentro de um galpão, com qualidade e sustentabilidade”, segundo Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia.

Outro aspecto de destaque do projeto é a integração entre engenharia e arquitetura que resulta em sustentabilidade, qualidade, conforto e durabilidade a custos competitivos. A concepção da Casa24h carrega em si a flexibilidade de um espaço adaptável às transformações e deficiências que os usuários poderão vir a ter ao longo do tempo. Um projeto aberto às mudanças, que seguem as premissas de Desenho Universal, Acessibilidade e Inclusão, e, dessa forma, auxilia na adaptação conforme as diferentes faixas etárias de uso, envelhecimento, níveis de mobilidade do usuário (perda de visão, auditiva, mobilidade) e ergonomia.

A Inovatech como consultora viabilizou a integração de várias empresas, cada uma com sua expertise e soluções inovadoras. No desenvolvimento do projeto, as disciplinas mais avançadas de gestão da indústria foram aplicadas em prol da alta produtividade e qualidade, como é o caso da interligação entre o sistema BIM – Building Information Model (Modelagem da Informação da Construção ) e a Lean Construction (implantação do sistema de construção enxuta). Além disso, os insumos aplicados na edificação foram submetidos à análise do ciclo de vida (ACV) com metodologia australiana − uma das maneiras mais evoluídas para provar a sustentabilidade.

De acordo com Ferreira, “o maior desafio foi inovar na maneira de concatenar o uso das metodologias já conhecidas no mercado, para conseguir o máximo de qualidade e produtividade, com previsibilidade de orçamento e prazos, sem perder de vista o menor impacto ambiental e os custos. Dessa forma, conseguimos obter um modelo de gestão produtiva com sistemas e produtos de alto desempenho para a construção de edificações de interesse social”.

Dinâmica da construção da Casa 24h

Durante a realização da Feicon Batimat, o público poderá assistir ao vivo a construção da casa que será executada em 3 sessões, que totalizam 24 horas, durante os três primeiros dias do evento. A arena com arquibancada ficará aberta ao público o tempo todo durante o funcionamento da feira e construção da edificação.

As visitas ao interior da obra terão horários restritos nos 3 primeiros dias e, no último dia, serão liberadas. A construção será paralisada em momentos estratégicos, para que as visitas sejam realizadas com toda segurança. Será o momento onde os patrocinadores explicarão o funcionamento das soluções aos visitantes.

Empresas e soluções da Casa24h: ordem alfabética
Atai Engenharia – Gerenciamento de projeto e execução;
Buildin – Núcleo de Conteúdo;
Etool Brasil – Análise de Ciclo de Vida da Construção;
Kronan Sistemas Construtivos – Sistema industrializado de paredes de concreto;
Lean Institute Brasil – Implantação de Sistema LEAN;
Makinsthal – Sistemas elétricos e hidráulicos industrializados;
QuattroD – Metodologia BIM;
Rgk Engenharia – Projetos de instalações elétricas e hidrossanitárias;
Rubio & Luongo Arquitetura – Concepção arquitetônica;
Spot Inclusão – Desenho Universal, Acessibilidade e Inclusão.
Local da Casa 24h: Rua A, número 150

Serviço:
25ª FEICON BATIMAT
Data: entre 9 a 12 de abril de 2019
Horário: terça a sexta das 10h às 20h
Local: São Paulo Expo – São Paulo/SP – Brasil
Endereço: Rod. Imigrantes Km 1,5 s/n