Na Mídia

A Inovatech na imprensa

Mapa da Obra destaca Casa24h como exemplo de pré-fabricadas

12/06/2019

Reportagem do site Mapa da Obra apresenta o conceito das casas pré-fabricadas ou construções modulares e entrevista o CEO e fundador da Inovatech, Luiz Henrique Ferreira: ele explicou como foi estruturado o projeto da Casa24h, sucesso na Feicon Batimat 2019.

Abaixo, leia a matéria na íntegra ou, se preferir, acesse o link da publicação.

 

DESCUBRA COMO CONSTRUIR CASAS PRÉ-FABRICADAS

Embora não seja uma ideia completamente nova, a construção modular tem ganhado cada vez mais amplitude de mercado em diversos países

A pré-fabricação é uma solução oriunda do sistema industrializado que promove diversos benefícios, entre eles, a rapidez na execução da estrutura. Embora não seja uma ideia completamente nova, a construção modular tem ganhado cada vez mais amplitude de mercado em diversos países.

casa modular, por exemplo, é construída no ambiente de fábrica e depois os módulos (ou produtos) são transportados para o canteiro de obras e, em seguida, montados com guindastes. Como se trata de peças que chegam prontas ao canteiro de obras, a agilidade na montagem de casas pré-fabricadas é muito superior a uma construção convencional.

Uma casa construída em fábrica começa como seções ou módulos que são construídos em um ambiente controlado, o que evita intempéries e interrupções. A incorporação de robótica terrestre ou aérea como os drones pode automatizar o processo de montagem, aumentando ainda mais a eficiência desse tipo de sistema.

 

Como funciona uma casa pré-fabricada?

Como a execução de casas pré-fabricadas está relacionada às novas formas de construção automatizada e a utilização de novos materiais, a construção modular permite redução de resíduos, diminuição do tempo de construção, designs flexíveis e habitações mais sustentáveis. Custos menos elevados e menor tempo de construção acabam por transformar a casa pré-fabricada em uma excelente alternativa para habitações de interesse social ou para rápida substituição de moradias em casos de catástrofes naturais.

De acordo com o engenheiro Luiz Henrique Ferreira, sócio e fundador da Inovatech Engenharia, uma unidade habitacional concebida no sistema off-site consiste em levar para dentro da indústria a maior quantidade de atividades possível, de modo que o canteiro de obras seja uma montagem de elementos e não uma alfaiataria onde cada construção é feita de maneira artesanal.

Para que o sistema off-site seja viável é importante que haja padronização de peças e elementos que viabilizem a produção em escala. Isso não significa que todas as casas devem ser idênticas, mas a fabricação, necessariamente, passa por padronização, assim como na indústria automobilística e outras. “Aqui na Inovatech Engenharia acreditamos que a única maneira de tornar as construções mais eficientes, confortáveis e com o menor impacto ambiental possível é investindo na eliminação total de desperdícios e atividades que não agreguem valor real ao produto que estamos entregando”, aponta Luiz Henrique.

Dependendo do sistema construtivo e das tecnologias embarcadas, as vantagens são qualidade, sustentabilidade, controle de orçamento e prazo. “É importante alertar que casas pré-fabricadas não são sinônimo de qualidade, pois fatores como bom projeto, atendimento rigoroso às normas vigentes e ensaios de qualidade em laboratórios credenciados, são fundamentais para que se obtenha todas as vantagens”, aponta o engenheiro. Já a desvantagem é que para locais mais distantes e para quantidades pequenas, as casas pré-fabricadas que atendem 100% das normas podem ter um custo mais elevado.

Casa construída em 24h e apresentada durante a FEICON 2019

Casa24h foi uma iniciativa da Inovatech Engenharia para demonstrar que é possível reduzir o déficit habitacional do Brasil aliando produtividade, sustentabilidade e qualidade das construções onde foram reunidos 13 parceiros, 11 patrocinadores e 12 fornecedores de materiais que acreditaram na iniciativa, que teve como grande pano de fundo mostrar que é possível construir com altíssimo grau de industrialização a custos competitivos.

“A Casa24h é um exemplo prático do que acreditamos. Foi um grande sucesso, com altíssimo nível de aceitação do público e grande repercussão na mídia”, destaca Luiz. Entre os cuidados principais desse tipo de sistema é que deve-se cercar de profissionais com experiência em indústria e ter muita atenção ao cumprimento integral de todas as normas vigentes. “Neste mercado não existe não cumprir norma porque é difícil. 100% das normas têm que ser atendidas”, ressalta.