Na Mídia

A Inovatech na imprensa

Estadão: Marketing de venda encobre desafios de edifício sustentável

20/10/2014

Luiz Henrique Ferreira é entrevistado em matéria e diz que o mercado imobiliário exagera um pouco no marketing das certificações verdes.

A cada dia, a bandeira da sustentabilidade é hasteada com mais vigor no mercado imobiliário. Mas, segundo especialistas, as medidas tomadas por incorporadoras no desenvolvimento dos projetos nem sempre são detalhadas ao consumidor da forma como deveriam.

“O mercado exagera um pouco no marketing”, diz o consultor em sustentabilidade na construção civil Luiz Henrique Ferreira, da Inovatech Engenharia. Ele se refere à publicidade realizada por companhias na divulgação de certificações “verdes” disponíveis para edificações. “Há empreendedores que prestam a Fuvest e dizem que estão na USP. Há um longo caminho entre pedir a certificação e realmente ser certificado”, explica.

Quando o consumidor compra uma unidade em um empreendimento que busca respeitar algum sistema de avaliação, apenas deposita confiança no compromisso do empreendedor de respeitar boas práticas de eficiência e conforto, na medida em que a conquista dos selos de sustentabilidade somente é obtida após a conclusão da obra.

Para acessar o texto na íntegra, acesse: http://economia.estadao.com.br/blogs/radar-imobiliario/marketing-de-venda-encobre-desafios-de-edificio-sustentavel/