Na Mídia

A Inovatech na imprensa

Diretor da Inovatech comenta importância da construção sustentável em tempos de crise

16/11/2015

Em artigo no Estadão, Luiz Henrique Ferreira explica por que os imóveis com diferenciais de sustentabilidade são vantajosos para investidores e locatários.

Abaixo, um trecho do artigo. Para ler na íntegra, acesse http://economia.estadao.com.br/blogs/radar-imobiliario/crise-e-sustentabilidade/.

Crise e Sustentabilidade

Por Luiz Henrique Ferreira

O setor imobiliário foi atingido em cheio pela mudança de cenário econômico e político, inicialmente com a queda radical nas vendas de apartamentos novos, que se desdobrou na redução do número de lançamentos ao longo do ano de 2015, e agora chega também aos imóveis usados.

A quantidade de imóveis sendo desocupados cresce diariamente, com famílias tendo que se mudar para localidades mais baratas ou mesmo para a casa de familiares por conta da perda de renda decorrente do desemprego. Empresas fecham as portas ou reduzem os efetivos, o que naturalmente gera uma menor demanda por áreas de escritórios.

A decisão por desocupar um imóvel é muito difícil, pois na grande maioria dos casos, a redução de custos não ocorre de imediato, uma vez que a devolução gera custos de multas e adequações por causa das condições estabelecidas em contrato. Os imóveis com atributos de sustentabilidade sofrem menos em momentos como este, pois possuem menor custo de operação e muitas vezes permitem que os escassos recursos financeiros sejam destinados para outras finalidades.