Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

Norma de Desempenho NBR 15575 de forma mais fácil e barata

Como descomplicar o atendimento à Norma de Desempenho

01/04/2021

Separamos algumas dicas para ajudar o seu projeto atender à Norma de Desempenho de forma mais rápida, barata e segura. Afinal, a NBR 15575 está aí para tornar os projetos melhores e não para complicar o seu andamento.

Para que eu preciso atender à Norma de Desempenho?

Antes de tudo, é preciso entender os riscos de não atender a esta Norma. A NBR 15575 está em vigor desde 2013, sendo o seu atendimento obrigatório para empreendimentos habitacionais em todo o Brasil.

A norma deve ser atendida em empreendimentos de diversos padrões, desde projetos Minha Casa Minha Vida, onde o seu atendimento é um pré-requisito para se obter o financiamento da Caixa, até projetos de altíssimo padrão.

O principal papel da Norma de Desempenho é estabelecer requisitos mínimos de atendimento para empreendimentos habitacionais, sendo um indutor para a melhora da qualidade de vida das pessoas em suas moradias. Afinal, uma habitação é um grande investimento que queremos que dure por vários anos.

O grande problema de um empreendimento não atender à Norma de Desempenho está ligado ao risco. A Norma de Desempenho é um documento legal, reconhecido pelo código da defesa do consumidor e pode ser necessária caso o empreendimento apresente algum problema de desempenho. Problemas relacionados à acústica nas habitações e vida útil dos materiais acabam sendo mais recorrentes.

Como facilitar o atendimento à NBR 15575

               A norma apresenta requisitos em diversas disciplinas, desde a decoração e comunicação visual até a estrutura do empreendimento. Com isso, diversas equipes diferentes precisam ser acionadas e muitas vezes isto gera um certo trabalho para a coordenação do projeto e na própria obra.

               Há algumas formas de diminuir este trabalho para o atendimento desta norma diminuindo os riscos.

1.    Olhar para os requisitos da norma desde o Estudo de Viabilidade

Mesmo tendo diversos requisitos para serem atendidos em obra, quanto antes começarmos a olhar os requisitos da norma, melhor! Olhar para os requisitos da Norma já no início do projeto facilita na hora de fazer alterações, já alertando os projetistas para os requisitos, garantindo que a norma será atendida o quanto antes.

Algumas empresas se atentam à NBR 15575 apenas quando o projeto já está sendo levantado, o que é um grande risco pois podem ser necessárias alterações, que custarão caro e tomarão um tempo precioso de obra. 

2.    Priorizar o atendimento na etapa de projeto ao invés da etapa de obra

Alguns requisitos da Norma de Desempenho podem ser atendidos tanto na fase de projeto quanto em obra, dessa forma, acaba sendo sempre mais fácil e rápido atender na etapa de projeto, evitando levar incompatibilidades e outros problemas para a obra.

Outro artifício para garantir o atendimento em obra é o uso de simulações computacionais para prever o desempenho da edificação. Mesmo que um requisito seja atendido em obra, vale a pena realizar a simulação para garantir mais segurança de seu atendimento, já se atentando para alterações no projeto.

3.    Realizar um projeto em BIM

Mesmo com o aumento do número de incorporadoras e construtoras que adotam o BIM, o mercado ainda está se adequando a esta metodologia de projeto. Um dos diversos benefícios desta ferramenta é que concentrar as mais diversas disciplinas em um único arquivo, tendo todas as informações em um único lugar. Isso diminui os clashes do projeto e torna muito mais fácil verificar se determinado requisito está sendo atendido.

Dessa forma, gera-se uma economia de tempo de projeto, de tempo de obra e evita-se interferências em obra, que prejudicam não só o atendimento da norma, mas todo o andamento do empreendimento.

4.    Bons parceiros e projetos de qualidade

Por fim, ter parceiros de confiança, boas consultorias e bons projetos faz toda a diferença. Ao receber um projeto, independente de qual disciplina ele seja, é fundamental que todas as informações estejam claras e bem fundamentadas, olhando para as diversas normas vigentes e não entregando um produto pronto, mas um projeto personalizado e focado nas particularidades de cada empreendimento. 

Letícia Hein Hsiao

Área Técnica & Comunicação & Marketing na Inovatech Engenharia