Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

Norma de Desempenho acessível

Como atender à Norma de Desempenho de uma forma acessível?

14/09/2021

A Norma de Desempenho está presente desde 2013, apresentando requisitos mínimos para empreendimentos habitacionais, que vão desde habitações populares do projeto Casa Verde e Amarela até edifícios de alto padrão. Para projetos com limitações de orçamento e prazo, é fundamental pensar na norma desde a etapa de viabilidade do projeto, o que a torna mais acessível.

Atender a cada requisito no momento certo é fundamental

A Norma de Desempenho, NBR 15575, possui requisitos que devem ser atendidos em quase todas as etapas de projeto.

Um exemplo, deixar para atender ao requisito de pé-direito mínimo com o projeto executivo aprovado pode gerar um grande retrabalho, tanto da equipe de arquitetura como estrutura, hidráulica, elétrica e forros. Para atender esse mesmo requisito em um estudo preliminar, o retrabalho seria bem menor, pois seriam necessárias menos mudanças em projeto para viabilizá-lo.

Portanto, atender aos requisitos da norma no momento errado de projeto compromete com o orçamento previsto e consome mais horas de trabalho.

Deixar para resolver em obra – um grande risco

Como dito anteriormente, há requisitos voltados tanto para a etapa de projeto como para a etapa de obra.

Se deixarmos para olhar isso apenas em obra, as chances de que o projeto atenda ao menos os requisitos mínimos são quase nulas. Para contornar essa situação seriam necessárias mudanças tanto na arquitetura como estruturas, elétrica, hidráulica e mais. Porém, dependendo do estágio em que a obra se encontra, é quase impossíveis realizar essas mudanças.

Portanto, antes do projeto ir ao canteiro é fundamental que esse atenda os itens da NBR 15575 ao máximo, evitando surpresas e outros problemas.

Investir em bons projetos garante mais economias

Para evitar que a Norma de Desempenho se torne um gargalo, é importante realizar um bom planejamento, incluindo tanto os requisitos da norma em si como estudos de desempenho lumínico, térmico e acústico, que podem ser realizados desde a escolha do terreno.

Um projeto é um investimento para minimizar problemas em obra. Desse modo, economizar na hora de contratar projetistas e consultorias é um erro fatal. Bons projetos são fundamentais para viabilizar obras que não deem problemas para o incorporador.

BIM como um aliado

Por fim, para auxiliar em todo esse planejamento e elevar a qualidade dos projetos, o BIM é um bom aliado. No próprio modelo, podemos extrair informações úteis para atender não só a Norma de Desempenho NBR 15575 mas também a Norma de Acessibilidade NBR 9050 e as demais outras normas.

Para um bom uso dessa ferramenta, utilize-a em seu potencial máximo, não apenas como um software de modelagem. Dessa forma, seu custo pode ser pago evitando clashes, adiantando prazos e melhorando a qualidade dos projetos.

Letícia Hein Hsiao

Área Técnica & Comunicação & Marketing na Inovatech Engenharia