Insights

Artigos, posicionamentos e reflexões que mostram como encaramos o mercado

Qual o melhor momento para contratar uma Consultoria de Acessibilidade?

A falta de acessibilidade em edifícios pode te impactar mais do que você imagina. Saiba mais.

Por Eng. Thais Hayashi Alves

9050-consultoria acessibilidade

Hoje, dia 3 de Dezembro, é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Segundo o IBGE, em 2010, quase 24% da população brasileira se auto declarou pessoa com deficiência. Um número alto, que pode gerar uma certa dúvida de início. Afinal, quantas pessoas com deficiência você conhece e quantas você já viu circulando nas ruas de sua cidade? O fato é que, apesar de não ser tão comum encontrar com uma pessoa com deficiência em seu convívio social, essas pessoas existem e, muitas vezes, não conseguem sair de suas casas pelo simples fato da falta de acessibilidade.

Vivemos em um país onde a acessibilidade e a inclusão não fazem parte da nossa herança cultural e, talvez, por conta disso, seja tão difícil para alguns profissionais da construção civil incluir a acessibilidade em seus projetos. Será que os lugares que você frequenta são acessíveis? Se você, hoje, se tornar uma pessoa com deficiência, poderia continuar morando na sua casa ou trabalhando em seu emprego atual? Dessa maneira, garantir a acessibilidade aos edifícios é tão fundamental. Você, arquiteto, designer ou engenheiro, considera a acessibilidade em seus projetos desde a etapa de concepção? Se ainda não, estamos aqui para te ajudar.

Sabemos que, quanto mais tarde uma Consultoria de Acessibilidade, é contratada, mais difícil fica para projetistas alterarem seus produtos.

Portanto, o quanto antes a Consultoria para atender à NBR 9050 for contratada, menos retrabalho teremos e mais integradas as soluções estarão ao conceito. Indicamos que a Consultoria seja contrata logo no início da emissão do Primeiro Produto, na fase de Projeto Legal ou Estudo Preliminar.

Afinal, 24% da população brasileira é um número alto para não ser considerado em seu projeto. E, aqui, vale acrescentar que não são apenas pessoas com deficiência que se beneficiam da acessibilidade. Idosos, gestantes, pessoas com mobilidade reduzida e e pessoas com crianças de colo, obesos, pessoas carregando peso: todos eles se beneficiam da acessibilidade.

Provavelmente, em algum momento da sua vida, a acessibilidade foi, é ou será um facilitador para você.

Lembre-se: quanto antes o conceito de acessibilidade for inserido na concepção do projeto, melhor e mais fácil será a solução final.


Responsável técnica pela consultoria de acessibilidade na Inovatech Engenharia.