Insights

Artigos, posicionamentos e reflexões que mostram como encaramos o mercado

Empreender: Além de ser dono do seu próprio negócio

O que é preciso para empreender atualmente? Confira o insight do nosso CEO e Fundador, Luiz Henrique Ferreira

Por Luiz Henrique Ferreira

empreender - além de ser dono do seu próprio negócio

Hoje em dia, muito se fala sobre empreender, seus desafios e suas vantagens. Aqui na Inovatech o espírito empreendedor é fundamental para inovar e seguir em frente. Para isso, ele está presente tanto nos sócios quanto nos estagiários, que também têm sua voz para inovar e criar coisas novas.

O que é preciso para empreender?

Pela definição de Oxford Languages, empreender é tentar ou realizar uma tarefa difícil e trabalhosa, assim como colocar em êxito e realizar.

Hoje em dia, vejo que empreendedor não é necessariamente ser um empresário dono do seu próprio negócio; empreendedor é aquele que identifica uma tendência, mapeia os riscos com algum grau de precisão e adiciona um pouco de intuição na decisão que será tomada, temperando com boa dose de criatividade e cercando-se de gente boa para executar a empreitada.

Empreender e inovar

Na Inovatech, a inovação faz até parte do nome da empresa. Todos os nossos processos estão sempre se modificando para ficarem cada vez mais eficientes e velozes, assim como novos processos vão sendo incorporados. Dessa forma, estamos sempre em questionamento e mudança.

Acredito que a Inovação e o ato de empreender estão interligados, permeando todas as nossas unidades de negócios.

O risco de empreender

Há um risco associado em experimentar algo novo. O empreendedor – seja ele um empresário ou um gestor implantando uma inovação na sua empresa – sabe que um eventual fracasso na sua empreitada certamente trará prejuízos à sua carreira, e está disposto a correr este risco.

É natural sentir medo e insegurança na hora de empreender e colocar novas ideias em prática. Contudo, o medo pode ser um bom aliado, pois este permite que possamos nos prevenir e tomar todas as medidas com precaução para minimizar os riscos.

Casa24h: Um case de sucesso

Em meados de 2018 comecei a colocar em prática o case da Casa24h, na época muitos me diziam que era algo impossível, que não daria certo. Apesar do risco, me aliei a equipes altamente qualificadas e colaboradores de confiança para tirar esta ideia do papel. Com muitos meses de planejamento, o projeto foi um sucesso na Feicon Batimat de 2019 e conquistou o prêmio CBIC de inovação em 2020, até hoje aparecem convites para falar sobre a Casa24h e compartilhar um pouco dessa experiência transformadora.


Luiz Henrique Ferreira é engenheiro civil e sócio-fundador da Inovatech Engenharia