Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

ESG e Certificações

Certificações como métricas para políticas de ESG

11/11/2021

2021 foi o ano que as políticas de ESG (Environmental, social and corporate governance) estiveram em alta, tanto na construção civil como em empresas dos mais diversos setores. Implementar uma boa política de ESG, que perdure nas empresas e traga resultados tangíveis pode ser um grande desafio. Entenda como as certificações de sustentabilidade e bem-estar para edifícios podem contribuir com as métricas de ESG.

Reportar dados de ESG com credibilidade

Atualmente, são diversas empresas que dizem adotar políticas de ESG. O grande desafio é: Como reportar esses dados com credibilidade? E como se destacar dos demais? As certificações de sustentabilidade e bem-estar podem ser um dos processos dentro de uma política robusta e estruturada de ESG.

Certificação é ferramenta

Antes de certificar, é preciso ter clareza sobre os motivos para os quais se busca uma certificação. O mais importante da certificação não é o selo em si, mas os resultados tangíveis que esta proporciona. Desse modo, a certificação traz resultados concretos e oferece uma forma de mensurar a sustentabilidade ou o bem-estar das edificações, métricas fundamentais em políticas de ESG.

Com a certificação, processos já existentes e processos novos passam a ser controlados e mensurados, de modo que são incorporados em um sistema de gestão robusto.

Qual a melhor certificação?

Leed, AQUA-HQE, Well, Procel, Selo Casa Azul Caixa… São diversas as certificações para edifícios com credibilidade no mercado.

Para selecionar a certificação mais adequada, deve-se retomar a primeira pergunta: “Quais os motivos para certificar?” É de interesse de um stakeholder internacional? Economias de água e energia são os pontos mais importantes para a minha empresa? O foco é na produtividade e bem-estar das pessoas?

Ter essas respostas em mente ajudam no encaminhamento da melhor certificação para um projeto ou organização.

Para escolher a melhor certificação para a sua empresa, entre em contato com uma consultoria experiente e de confiança para te assessorar no começo dessa jornada.

Letícia Hein Hsiao

Área Técnica & Comunicação & Marketing na Inovatech Engenharia