Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

Certificações, produtividade e satisfação no trabalho

Certificações: Um caminho para melhorar a produtividade e satisfação nos ambientes de trabalho

05/08/2021

Os benefícios das certificações de sustentabilidade e bem-estar são inúmeros! Confira os impactos ligados à produtividade e satisfação para os usuários em ambientes de trabalho

Atualmente, as certificações reconhecidas no mercado vão além das certificações mais tradicionais como Leed e AQUA, as certificações de bem-estar como a certificação WELL estão crescendo e ganhando seu espaço no Brasil. Confira alguns dos benefícios dessas certificações

Por que certificar?

As certificações são ferramentas para tangibilizar a sustentabilidade e o bem-estar em edificações, são interessantes tanto para o ponto de vista de estratégias e metas de ESG e sustentabilidade para empresas como para a economia de recursos naturais, água potável e energia elétrica em edificações, com um payback de curto ou médio prazo.

A certificação não deve ser um fim por si só, o verdadeiro valor de um selo está nos resultados tangíveis que um edifício pode alcançar.

Satisfação em trabalhar em locais preocupados com a sustentabilidade e o bem-estar

Atualmente, a preocupação com a satisfação dos trabalhadores de modo a garantir um bom ambiente é fundamental para reter os melhores talentos, além de gerar boa reputação e atração de novas pessoas . Para alcançar mais funcionários qualificados e ter uma rotatividade baixa, é preciso que estes se identifiquem com as ações concretas da empresa.

Nesse sentido, as certificações de bem-estar e sustentabilidade entram para concretizar as boas práticas, com um ambiente de trabalho cada vez mais acolhedor, confortável e consciente.

Impactos no dia a dia dos trabalhadores

Edifícios certificados possuem mais qualidade, conforto e menor depreciação. A certificação AQUA-HQE possui requisitos que podem levar o conforto térmico, lumínico e acústico para outro patamar, pontuando edifícios que vão além dos requisitos mínimos da Norma de Desempenho.

A certificação LEED também olha para requisitos de conforto ambiental, com base em normas internacionais. As pegadas de carbono, qualidade do ar e outros tópicos de sustentabilidade também fazem parte dos requisitos desta certificação.  

Do ponto de vista do bem-estar, temos a certificação WELL, que possui diversos requisitos que vão melhorar a produtividade e a satisfação dos usuários no ambiente de trabalho:

  • Qualidade do ar
  • Qualidade da água
  • Conforto Térmico
  • Conforto Lumínico (Iluminação natural e artificial)
  • Acústica
  • Saúde Mental
  • Exercício físico e ergonomia
  • Comunidade
  • E mais!

Qual certificação escolher?

Com muitas certificações boas no mercado, é normal ficar em dúvida sobre qual certificação escolher. Essa escolha depende dos interesses pelo qual se deseja certificar um edifício, sua tipologia, escopo de projeto, fatores econômicos, etc…

Aqui na Inovatech orientamos nossos clientes a sempre buscarem certificações com alto nível de credibilidade e que não sejam fáceis de atingir, pois certificações fáceis podem ser conquistadas por qualquer um, e como diz o ditado: o que é de todo mundo não é de ninguém.

Para essa decisão, entre em contato com uma consultoria de confiança para te auxiliar a realizar a melhor escolha.

Luiz Henrique Ferreira & Letícia Hein Hsiao

CEO e Fundador da Inovatech Engenharia

Área Técnica & Comunicação & Marketing na Inovatech Engenharia