Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

Certificação AQUA-HQE: conheça detalhes, benefícios e por que nossa consultoria é única no mercado

26/02/2019

A certificação AQUA-HQE completou dez anos no Brasil em 2018, com um total de 306 empreendimentos certificados. Destes, cerca de 50% receberam consultoria da Inovatech para o processo de certificação, em 14 estados e no Distrito Federal. São dezenas de clientes que contaram com nosso conhecimento e experiência para assinar projetos realmente mais sustentáveis.

Nosso trabalho com a certificação AQUA começou ainda no grupo de trabalho técnico que adaptou a certificação de origem francesa para a realidade brasileira, antes mesmo do lançamento do selo. Na época, elaboramos diversos referenciais técnicos, em coautoria com a Fundação Vanzolini, responsável pela certificação aqui no Brasil.

Certificação com visão de negócio

Conquistamos a confiança de muitos clientes em razão desse envolvimento, mas também – e especialmente – pela visão de negócio que imprimimos ao longo de todo o processo de certificação de um empreendimento.

Entendemos a certificação como uma ferramenta para aprimorar a sustentabilidade da empresa, auxiliando na melhoria de processos e na qualificação da empresa. Resultado: na maioria das vezes, conseguimos desmistificar a ideia de que empreendimentos sustentáveis custam mais aos investidores.

Nossos clientes comprovam isso. É o que ressalta o diretor da Do Construtora e ex- diretor da Even, Silvio Gava, que acompanhou de perto dezenas de processos de certificação AQUA feitos com a consultoria da Inovatech.

“Um dos paradigmas rompidos com a Inovatech é a máxima de que um edifício sustentável é mais caro. A Inovatech tem um lado de equilibrar e fazer com que a gente repense a nossa operação para que o custo da sustentabilidade não exista na realidade. Lançamos e vendemos apartamentos que tinham benefícios de certificações sustentáveis ou recursos sustentáveis, ao mesmo preço dos edifícios que não tinham esses recursos”, conta Gava.

Nós da Inovatech acreditamos que a certificação é uma oportunidade para repensar diversos processos de gestão de um empreendimento. Por isso, acompanhamos cada cliente durante todas as etapas do projeto e da obra.

“Não é uma consultoria qualquer. Muitos consultores vêm apontando o dedo, mostrando como eles acham que é o correto. Com a Inovatech a gente sempre teve uma consultoria proativa, que traz solução, põe a mão na massa e mostra resultados”, avalia Walmor Pedro Brambilla, gerente de engenharia do Hospital Santa Paula, em depoimento gravado neste vídeo:

Detalhes da certificação AQUA-HQE

De origem francesa, o HQE (sigla de Haute Qualité Environnementale) foi criado em 1974 e inspirou a versão brasileira desenvolvida pela Fundação Vanzolini e lançada aqui em 2008 com a sigla AQUA (em português, Alta Qualidade Ambiental).

O grande diferencial da certificação é o fato de ser totalmente adaptada à realidade do país, considerando características locais e regionais referentes à cultura, ao clima, às normas técnicas e à regulamentação.

O AQUA-HQE promove uma estratégia ambiental global do empreendimento, que observa diversos aspectos: a preservação dos recursos, a redução da poluição e da geração de resíduos, a gestão de água e energia durante a operação, a gestão patrimonial (durabilidade, adaptabilidade, conservação, manutenção, custos de uso e operação) e o conforto e a saúde dos usuários, da vizinhança e dos funcionários da obra.

A certificação exige a implantação de um Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE) e o atendimento às 14 categorias de avaliação da Qualidade Ambiental do Empreendimento (QAE), de acordo com o perfil de desempenho estabelecido pelo próprio empreendedor.

Não há pontuação a ser alcançada. O que se avalia é o desempenho do empreendimento em cada categoria, que pode ser classificado nos níveis BASE, BOAS PRÁTICAS e MELHORES PRÁTICAS. Para alcançar a certificação, é necessário obter, pelo menos, três categorias no nível Melhores Práticas, quatro categorias como Boas Práticas e até sete categorias no nível Base.

As auditorias realizadas pela Fundação Vanzolini são presenciais e independentes e servem para verificar se a autoavaliação do empreendedor está correta. Em caso positivo, a entidade concede a certificação AQUA-HQE, que pode ser referente às fases de Pré-projeto, Projeto e Execução (para construções novas e renovações), Projeto de Uso e Operação e Uso e Operação (para edifícios já existentes).

Empreendedor AQUA

Quando um empreendedor conquista a certificação AQUA-HQE e tem a intenção de projetar e construir seguindo esses parâmetros de sustentabilidade, ele pode se candidatar à certificação de Empreendedor AQUA, pela qual se compromete a entregar 100% dos empreendimentos em condição de receber o certificado AQUA- HQE. O selo é concedido para empreendedores com, no mínimo, quatro empreendimentos já certificados com o AQUA-HQE.

Benefícios da certificação AQUA-HQE

A certificação AQUA-HQE oferece vantagens para todos os envolvidos, de maneira a promover a construção sustentável no Brasil. A seguir, ressaltamos alguns dos benefícios adquiridos com a certificação:

Para o empreendedor

  • O selo comprova a alta qualidade ambiental de suas construções;
  • Associa a imagem da empresa a edifícios sustentáveis;
  • Ajuda a diferenciar seu portfólio no mercado;
  • Aumenta a velocidade de locação ou vendas;
  • Mantém o valor do patrimônio ao longo do tempo;
  • Melhora a relação com órgãos ambientais e comunidades

Para o usuário

  • Traz economia direta no consumo de água e energia elétrica;
  • Condomínio mais barato;
  • Mais conforto e saúde;
  • Mantém o valor do patrimônio ao longo do tempo;

Para a cidade e o meio ambiente

  • Reduz a demanda sobre infraestruturas urbanas (energia, água, resíduos etc.);
  • Reduz a poluição e as emissões de gases de efeito estufa;
  • Reduz os impactos sobre a vizinhança;
  • Melhora as condições de saúde e conforto nas construções;
  • Promove melhorias na qualidade de vida das pessoas.

Conheça mais sobre o trabalho da Inovatech com Certificações em nosso site.

Saiba mais sobre alguns projetos certificados com o AQUA-HQE em nossa página de cases.


Confira nossos Cases