Com a consultoria da Inovatech, Tegra Incorporadora conquista a certificação Empreendedor AQUA

Com o compromisso de certificar 100% de seus empreendimentos, a Tegra levou suas práticas de ESG para outro patamar.


Corporativo

Certificações para Empresas

Empreendedor AQUA

Tegra Incorporadora Empreendedor AQUA Inovatech Engenharia Gentilezas Urbanas

Desde 2020, a Tegra vem se preparando para obter uma das certificações mais completas e exigentes do mercado, o Empreendedor AQUA. Até então, diversas práticas de ESG já eram adotadas e implementadas pela companhia, como reportar seus dados de GRI, o programa de gentilezas urbanas e inventário de emissões.

Objetivos e Certificação – Empreendedor AQUA

Conforme já comentamos, o Empreendedor AQUA certifica a empresa, de modo que 100% dos seus empreendimentos sejam entregues com a certificação AQUA-HQE.

Assim, a busca pela certificação tinha dois objetivos: consolidar as práticas sustentáveis já existentes e implementar o compromisso para todos os empreendimentos construídos e incorporados pela companhia.

Implementação de um Sistema de Gestão

Para isso, a Inovatech buscou uma solução que abarcasse a cultura empresarial da Tegra, alinhando tecnologia e inovação para integrar todas as áreas da empresa e criar um sistema de gestão sustentável.

Segundo a Arq. Larissa Murakami, gerente da unidade de sustentabilidade na Inovatech Engenharia, foi realizado um trabalho intenso dentro de cada uma das áreas da empresa para sistematizar a certificação Empreendedor AQUA. Afinal, era necessário que todos se adequassem à certificação, desde a equipe de Novos Negócios até o Pós-obra.

Para o sucesso da certificação, foi fundamental que sua implementação estivesse de acordo com o DNA e a cultura da empresa, complementando e institucionalizando processos já existentes.

A certificação Empreendedor AQUA abrange a implementação do SCGE (Sistema Coorporativo da Gestão do Empreendimento) para a Tegra, a implementação do SGE (Sistema de Gestão do Empreendimento) e a avaliação da QAE (Qualidade Ambiental do Edifício) para os empreendimentos. Isso foi feito de modo alinhado com a gestão atual e com os interesses da companhia pela certificação. Segundo o nosso Engenheiro Civil e coordenador, Pedro Ruocco, traduzir esses processos em um fluxo único foi a chave para o sucesso da certificação.

Comprometimento e Sustentabilidade

Luiz Henrique Ferreira, CEO da Inovatech Engenharia, conta que a nossa consultoria foi desenhada para medir e tangibilizar os benefícios da sustentabilidade para todos os stakeholders. “O resultado disso foi um sistema de gestão robusto que permite a certificação de todos os empreendimentos da Tegra, colocando a empresa num patamar diferenciado de um mercado onde muitos buscam reportar ações ESG com credibilidade”.

Para Pedro Ruocco e Larissa Murakami, o comprometimento da Tegra foi fundamental para o sucesso do projeto. Segundo Pedro, “as equipes estavam muito envolvidas e empolgadas em fazer isso funcionar. Foi muito bom ver que todos viram valor no Empreendedor AQUA.”

Larissa Murakami reforça que “a Tegra está um passo à frente em relação a muitas empresas do mercado. A qualidade do produto da Tegra já incorporava muitas premissas de sustentabilidade, o que facilitou o processo da certificação Empreendedor AQUA. Todas as áreas da empresa compraram a ideia, assim como os benefícios da certificação.”

Quatro empreendimentos foram auditados pela Fundação Vanzolini para a certificação da Tegra como Empreendedor AQUA e receberam o selo AQUA-HQE na fase de pré-projeto:

  • Square Garden Campo Belo – São Paulo, SP
  • Neo Brooklin – São Paulo, SP
  • TEG Vila Carrão – São Paulo, SP
  • Residencial Home Boutique by Tegra – Niterói, RJ

Com os processos já implementados em todas as áreas, a Tegra seguirá com a certificação de todos os empreendimentos incorporados e construídos a partir de 2021.

 


< Voltar para CASES