TEEG conquista 1º AQUA-HQE da região de Alphaville

Com consultoria da Inovatech, empreendimento Canvas High Houses, da TEEG Engenharia e Construção, alia sustentabilidade e conforto e recebe selo na fase Pré-Projeto


Residencial

Certificações

Iluminação natural

Com espaços amplos, flexíveis e repletos de luz natural, o Canvas High Houses, empreendimento residencial da TEEG Engenharia e Construção, em Alphaville (Barueri, Grande SP), foi programado desde a concepção para proporcionar o máximo de desempenho ambiental aos futuros moradores. Com esse compromisso e, de forma pioneira na região, o residencial conquistou em julho de 2018 a certificação internacional de sustentabilidade na construção AQUA-HQE, aplicada no Brasil pela Fundação Vanzolini.

Para auxiliá-la no processo de certificação, a TEEG contratou a Inovatech para uma consultoria de sustentabilidade, realizada em parceria com a TEEG e os profissionais renomados que assinam o projeto: Königsberger Vannucchi (projeto arquitetônico), Roberto Riscala (paisagismo) e Carlos Rossi (arquitetura de interiores).

Entre as soluções que fizeram o Canvas High Houses obter o selo, destacamos o desenho arquitetônico do edifício, em formato de “Y”, que garante um ótimo nível de iluminação natural e ventilação cruzada, com amplas esquadrias nos dormitórios e salas e varandas generosas – que, além de proporcionar o acesso às vistas e a sensação de morar em uma casa, contribuem para a redução do uso de ar-condicionado.

Outros destaques do projeto são o canteiro de obras de baixo impacto ambiental e a localização privilegiada do empreendimento, com excelente infraestrutura urbana à disposição, a menos de 1 km: transporte público de fácil acesso, ruas arborizadas, boa oferta de comércios e serviços, hospitais, centros educacionais etc.

“Desde os primeiros estudos, o objetivo da equipe foi otimizar o conforto e o bem-estar dos usuários, reduzir os custos operacionais dos proprietários e minimizar os impactos ambientais do canteiro de obras e da operação do edifício após a entrega”, conta Guilherme Bertuzzi Loos, sócio responsável pelas áreas de Certificações e Ecoeficiência da Inovatech Engenharia.

O Canvas High Houses terá cerca de 48 mil m² de área construída e uma torre de 38 pavimentos, com 92 unidades, sendo 60 tipos de 344 m², 29 tipos de 282 m², 2 coberturas duplex de 657 m² e 1 cobertura duplex de 498 m².

Há ainda diversas áreas comuns e de lazer, como quadra de tênis, praças, piscinas, sauna, fitness, espaço de festas e jogos, jardins de convivência e bem-estar. Para se ter uma ideia da exclusividade do empreendimento e de seu impacto no mercado local, vale dizer que mais de 70% das unidades foram vendidas em 15 dias.

Na lista de diferenciais de sustentabilidade do residencial, ainda ressaltamos:

  • Sistema de aproveitamento de águas pluviais para a irrigação e torneiras de lavagem externa;
  • Incentivo ao deslocamento limpo, com bicicletário e vestiário para ciclistas;
  • Previsão de instalação de tomada para carro elétrico;
  • Sistema de iluminação de baixo consumo;
  • Dormitórios com persianas integradas para sombreamento, garantindo conforto visual;
  • Esquadrias de alto desempenho em todos ambientes, garantindo conforto acústico;
  • Climatização em todos ambientes sociais do térreo, garantindo conforto térmico dos usuários;
  • Uso de equipamentos economizadores de água, como torneiras com arejadores, bacias com caixa acoplada e sistema dual flush de descargas sanitárias;
  • Depósitos de resíduos independentes para materiais recicláveis, não recicláveis e perigosos, favorecendo sua triagem e reciclagem;
  • Acessos diferenciados para vagas de estacionamento de visitantes e de moradores, além de entrada e saídas separadas;
  • Port-Cochére permitindo embarque e desembarque dos usuários com conforto, acessibilidade e sem incômodos no trânsito local.

 Saiba mais sobre o trabalho da Inovatech com a certificação AQUA-HQE e conheça outras certificações de construção sustentável disponíveis no Brasil.


< Voltar para CASES