Rota da Sustentabilidade na Feicon Batimat 2018

Circuito especial criado pela Inovatech em parceria com a Reed Exhibitions, com apoio da Fundação Vanzolini, reuniu produtos e soluções sustentáveis e foi grande atração dos visitantes da maior feira do setor da construção no país


Feiras e Eventos

Estratégia de Sustentabilidade

Envolvimento de stakeholders

Desde 2017, a Inovatech integra a equipe de conselheiros da Feicon Batimat, que têm a missão de fazer a curadoria do evento e mantê-lo mais interessante e à frente de seu tempo, a cada nova edição. O estreitamento dessa relação entre a Inovatech e a Reed Exhibitions, organizadora da feira no São Paulo Expo, viabilizou também uma iniciativa idealizada pelo diretor da Inovatech, Luiz Henrique Ferreira: a Rota da Sustentabilidade. Trata-se de um roteiro especial para conduzir os visitantes aos estandes de fabricantes que apresentam produtos e soluções focados na sustentabilidade.

“A intenção é ajudar expositores, varejistas, construtores e arquitetos a mensurarem a sustentabilidade de maneira mais tangível para seus clientes”, explica Luiz Henrique Ferreira.

Semanas antes da feira, os expositores interessados em participar do projeto, enviaram materiais sobre seus produtos e responderam a um questionário com 24 critérios de sustentabilidade, divididos em três grandes eixos de avaliação: Fabricação, Obra e Produto Aplicado. Detalhe: a empresa podia escolher em qual ou quais eixos gostaria de ser avaliada, de acordo com os atributos ambientais de seus produtos.

Entre os requisitos estavam emissões de CO2 durante o processo produtivo, rastreabilidade da cadeia produtiva, consumo de recursos, geração de resíduos na obra, eficiência energética e hídrica, reciclabilidade, manutenção, desmontabilidade, conforto térmico e acústico e mitigação de riscos para varejistas e especificadores.

A Inovatech e a Fundação Vanzolini avaliaram o material e selecionaram dez empresas nesta primeira edição, que atenderam, no mínimo, oito critérios analisados pela curadoria do projeto: Atenua Som, Arouca, Dr. Água, Celite, FB Pneu, Tecnoperfil, Ecofiber, Decorlit, Screenline e GRX São Paulo.

Um hotsite (www.rotadasustentabilidade.com.br) foi criado para ajudar na divulgação, oferecendo mais detalhes sobre cada um dos expositores escolhidos para a Rota da Sustentabilidade. E tudo foi feito para auxiliar os visitantes a identificar produtos realmente mais sustentáveis.

Durante a feira, que ocorreu entre os dias 10 e 13 de abril, a Inovatech organizou visitas guiadas por alunos de arquitetura do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, que partiam a cada 20 minutos.

Com o sucesso da iniciativa, a previsão é de aumentar o número de empresas participantes da Rota da Sustentabilidade já a partir da próxima edição, em 2019.

 


< Voltar para CASES