Retrofit da sede da Leroy Merlin

Experiência em certificação de lojas novas com consultoria da Inovatech incentivou a rede de varejo a apostar num retrofit sustentável para a sua sede no bairro de Interlagos, em São Paulo – que conquistou o AQUA de Uso e Operação em 2013


Varejo

Certificações

Redução de custos operacionais

Marcando mais uma vez sua liderança no desenvolvimento sustentável, a rede varejista Leroy Merlin optou por realizar um retrofit certificado com o selo AQUA em sua sede administrativa, na capital paulista, construída em 1991.

Desde o projeto até a finalização de toda obra, tudo foi pensado, em parceria com a Inovatech, para proporcionar o máximo de conforto e saúde aos usuários, além de garantir mais ecoeficiência ao edifício e um canteiro de obras de baixo impacto na vizinhança e no meio ambiente.

A certificação de retrofit (Uso e Operação) apresenta um grau de dificuldade muito maior do que uma obra nova, devido à grande quantidade de resíduos gerados e às restrições para execução das melhorias, o que demandou um esforço adicional de todas as equipes envolvidas.

Graças ao alto grau de maturidade da empresa em gestão de projetos, foi possível valorizar (ou seja, desviar de aterros sanitários) 300 toneladas de resíduos, o equivalente a 70% do total de resíduos gerados na reforma. Parte do entulho foi reaproveitado na própria obra, como enchimento das áreas de piso.

Para viabilizar a certificação, diversos itens de sustentabilidade e eficiência foram implementados, tais como ar condicionado com baixo consumo energético e com controle de umidade, controle interno de CO2, tinta à base de água e lâmpadas led e de baixo consumo energético.

Reduzir o consumo de água também foi uma das metas da obra. Para isso, foram instalados mictórios que não usam água, equipamentos sanitários economizadores e um sistema de aproveitamento de água de chuva para reúso nos banheiros e para irrigação do paisagismo – também pensado para consumir pouca água.

Já para economizar energia, as fachadas foram refeitas com vidro de alto desempenho. Uma praça, interligando os prédios com espelhos d’agua e uma grande parede verde, criou um microclima que combate o efeito das ilhas de calor e ajuda a reduzir a carga térmica que atinge o edifício.

Foram utilizados materiais de acabamento (carpetes e revestimentos de divisórias) com tratamento antialérgico e, no piso de todas as áreas comuns, a opção foi pela madeira de demolição.

O paisagismo aplicado no local manteve 60% das espécies existentes e incluiu árvores frutíferas para atrair pássaros. A acústica recebeu um cuidado especial para promover o conforto dos usuários, tanto nas salas reunião, quando no open space. O layout foi adaptado para atender a todas as normas de ergonomia e acessibilidade.

Esta não foi a primeira parceria entre a Inovatech e a Leroy Merlin, que teve início em 2009. Juntas, a Leroy Merlin foi pioneira na certificação AQUA no Brasil com a loja de Niterói, a primeira das 17 unidades construídas em todo o país com consultoria da Inovatech e certificadas com o AQUA. Além disso, 24 unidades já foram certificadas na fase de Uso e Operação com ajuda da Inovatech, que também realizou treinamentos e capacitação em toda a rede.


< Voltar para CASES