Pontal, empreendimento da Melnick Even vencedor do Master Imobiliário, conquista AQUA-HQE

Além de um hotel e uma torre corporativa, o Pontal conta com um Parque de 29.000m² na orla do Gasômetro, sendo o primeiro parque urbanizado pela iniciativa privada na região e vencedor dos prêmios Master Imobiliário e Top de Marketing ADVB/RS


Corporativo

Certificações

Redução de impactos ambientais

Pontal - Inovatech Engenharia

“a Inovatech está muito feliz por poder contribuir com a certificação AQUA-HQE de um empreendimento tão emblemático, cuja preocupação ambiental permeou as discussões desde os primeiros momentos em que começamos a discutir a possibilidade de certificação do empreendimento, no final de 2013.”

Luiz Henrique Ferreira, fundador da Inovatech Engenharia 

“a Inovatech está muito feliz por poder contribuir com a certificação AQUA-HQE de um empreendimento tão emblemático, cuja preocupação ambiental permeou as discussões desde os primeiros momentos em que começamos a discutir a possibilidade de certificação do empreendimento, no final de 2013.”

Com a consultoria da Inovatech, o Pontal obteve classificação máxima na relação do edifício com seu entorno, canteiro responsável, gestão de água e resíduos para a certificação AQUA-HQE em Etapa de Projeto.

Localizado às margens do lago Guaíba, o empreendimento certificado conta com:

  • Hotel padrão internacional
  • Centro de Eventos
  • Torre de escritórios e consultórios

Além disso, o Pontal conta também com shopping center, uma Leroy Merlin, Hub de saúde e um Parque de 29.000m² na orla do lago.

Revitalização da orla

No terreno de construção havia um estaleiro da década de 40 que foi desativado há cerca de 25 anos. Junto com a revitalização da orla do Gasômetro, o Pontal trará mais vida à região, oferecendo um espaço de lazer com vista para o pôr-do-sol. O empreendimento promete ser o novo cartão postal de Porto Alegre, contando com o primeiro parque urbanizado pela iniciativa privada na região.

Parte da ciclovia da orla será ampliada e revitalizada, sendo que parte dela será englobada ao Parque do Pontal, promovendo o uso de  transporte limpo com o incentivo a bicicletas na região.

Premiações

Esses diferenciais trouxeram diversas premiações para o empreendimento. Sendo vencedor do prêmio Master Imobiliário de 2020 na categoria Profissional, considerada uma das mais importantes premiações internacionais do setor imobiliário. É a primeira vez que uma empresa gaúcha conquista este prêmio.

O Pontal também conquistou o prêmio Top de Marketing ADVB/RS na sua 37ª edição na categoria Construção Civil.

Economias no consumo de Água

Outro ponto de destaque nesse empreendimento foram as reduções no consumo de água. A Torre de escritórios apresentou uma redução de 47% no consumo, já o Hotel do Pontal apresentou uma redução de 40%. Essa economia se deu pelo uso de equipamentos hidráulicos economizadores, como bacias sanitárias de duplo fluxo, torneiras com arejadores de baixa vazão e chuveiros de vazão reduzida.

Pontal - certificação AQUA-HQE - Inovatech Engenharia

Redução das emissões de CO2 e energia

Em etapa de projeto o Pontal apresentou uma economia de mais de 18% do consumo energético e nas emissões de CO2, levando em consideração sistemas de ar-condicionado e iluminação mais eficientes

Gestão de resíduos

Para a construção do edifício, nossa meta é a valorização de 50% dos resíduos, em que boa parte destes resíduos será reciclado.

Foi realizado o dimensionamento de geração de resíduos, com o objetivo de auxiliar no gerenciamento durante a operação do empreendimento. Ao todo, espera-se que aproximadamente 60% do volume de resíduos seja recicláveis, que serão destinados para beneficiamento (reciclagem, reutilização ou reaproveitamento).

Próximas Etapas – certificação em obra

Nós finalizamos a auditoria em Pré-Projeto e em Projeto e seguimos para auditoria em Execução, em que se espera obter ainda mais sustentabilidade, sobretudo no gerenciamento do canteiro de obras.

Nessa etapa, mais estudos serão realizados e nosso objetivo é melhorar ainda mais o desempenho do Pontal.


< Voltar para CASES