Parque Eco Tecnológico Damha

Em São Carlos, interior de São Paulo, condomínio empresarial idealizado pela Damha Urbanizadora recebeu consultoria da Inovatech para estabelecer um sistema de gestão orientado pelas diretrizes da certificação AQUA (conquistada em 2012), o primeiro do gênero em todo o país


Bairros e Loteamentos

Certificações

Redução de impactos ambientais

Localizado na cidade conhecida como a capital nacional da tecnologia, o Parque Eco Tecnológico Damha é o primeiro parque de terceira geração do Brasil. O conceito, comum na Europa e nos Estados Unidos, é usado para denominar complexos empresariais focados em novas tecnologias e que integram áreas de moradia, serviços e espaços para o lazer e a prática esportiva.

O empreendimento, inovador e pioneiro, obteve certificação AQUA de operação em 2012, com ajuda da Inovatech, que trabalhou na elaboração e implantação de soluções inovadoras e diferenciadas para promover a sustentabilidade na operação do parque e em todas as etapas relacionadas a futuras intervenções.

Dentre as medidas sustentáveis que foram incorporadas ao empreendimento, destacamos o sistema de gestão sustentável; a promoção de um novo centro independente, dotado de serviços, transporte e lazer; a oferta de bicicletas comunitárias e carros elétricos para funcionários e usuários do parque; e a obrigatoriedade da aplicação de princípios de arquitetura bioclimática em todos os edifícios do complexo.

Para ser considerado um parque tecnológico de terceira geração, o projeto da Damha Urbanizadora integra-se ao Parque Eco Esportivo Damha, empreendimento imobiliário de 12 milhões de m², com 3,6 milhões de m² de área de natureza preservada, que congrega sete condomínios residenciais (entre eles o Damha Golf São Carlos, que também contou com o trabalho da Inovatech para a obtenção da certificação AQUA) e um amplo conjunto de equipamentos que oferecem serviços e lazer, como hípica, campo de golf, restaurante, centro de eventos, ciclovias e trilhas ecológicas.

O parque tecnológico foi concebido para sediar diversas empresas e centros de pesquisa, com o objetivo de promover o desenvolvimento e a inovação tecnológica, estimular a cooperação entre universidades e oferecer suporte ao desenvolvimento de atividades intensivas de conhecimento.

A primeira fase do empreendimento, já implantada e em funcionamento, conta com 460 mil m² e 143 lotes empresariais. O Instituto Inova São Carlos, associação civil de interesse público que reúne 64 empresas de tecnologia, desempenha o papel de gestor do parque, que também conta com um Centro de Inovação, com laboratórios de importantes universidades e instituições de pesquisa, incubadora de empresas e diversos serviços de apoio aos empreendedores, além de um Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia, voltado à área da saúde. Uma segunda fase está prevista para ser implantada, fazendo com o que o empreendimento ocupe uma área total de um milhão de m².

Além destes empreendimentos no interior paulista, a Inovatech também atuou em parceria com a Damha no estado do Rio de Janeiro, durante o processo de certificação AQUA do empreendimento residencial Damha Campos dos Goytacazes.


< Voltar para CASES