Odebrecht Parque Avenida

Com consultoria da Inovatech, empreendimento empresarial inovador construído na região central de Belo Horizonte conquista a certificação AQUA e se destaca por oferecer à população uma grande área de convivência


Escritórios

Certificações

Redução de impactos ambientais

Em Belo Horizonte, a Inovatech acompanhou desde o início o projeto do empreendimento Parque Avenida, da Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR), que trouxe uma nova proposta de centro empresarial para a cidade. O trabalho da Inovatech foi ajudar a construtora a aprimorar ainda mais o projeto para que pudesse receber a certificação AQUA de construção sustentável, feito conquistado em quatro etapas: pré-projeto, projeto, realização e pré-projeto de operação (este último, em 2017).

Localizado na avenida Raja Gabaglia, com grande oferta de serviços, empreendimentos comerciais de grande porte e edifícios públicos, o projeto nasceu também para suprir o que antes era uma carência da região: espaços públicos de convivência.

Em um terreno de 24.300 m², foram construídas duas torres comerciais, num total de 55.250 m² área construída. Além das soluções sustentáveis concebidas exclusivamente para o empreendimento, o projeto do escritório de arquitetura Torres Miranda revitalizou uma extensa área externa aberta ao público, com paisagismo exclusivo assinado por Benedito Abbud, espaços de convivência que convergem em uma praça central urbanizada, com mesas, mirante com vista panorâmica e espelho d’água em 4.000 m².

Cada torre tem 9 pavimentos e 334 unidades comerciais (a partir de 31 m²), além de lojas e uma praça de alimentação no térreo. Na lista de soluções sustentáveis adotadas no Parque Avenida, encontramos:

•  Elevadores eficientes e sistema operacional inteligente;
•  Sistema de iluminação de baixo consumo;
•  Offices com grandes aberturas para a área externa, favorecendo a iluminação natural e acesso às vistas;
•  Vidros com bom desempenho térmico;
•  Sistema de aproveitamento de águas de chuva;
•  Uso de equipamentos economizadores, tais como torneiras com arejadores, bacias com caixa acoplada e sistema dual flush e torneiras com fechamento automático nas áreas comuns;
•  Incentivo ao deslocamento limpo, por meio de um bicicletário e da presença de vestiário para ciclistas;
•  Sistemas construtivos eficientes, que minimizam a geração de resíduos;
•  Depósitos de resíduos independentes para materiais recicláveis, não recicláveis e perigosos, favorecendo sua triagem e reciclagem;
•  Depósitos de resíduos intermediários nos pavimentos-tipo, facilitando a coleta seletiva;
•  Tomadas para carregamento de veículos elétricos;
•  Revitalização das vias próximas e melhoria dos acessos;
•  Grande área permeável e projeto de paisagismo nas áreas externas e na praça central.

Esta não foi a primeira vez que a Inovatech atuou em parceria com a Odebrecht. Em 2011, o residencial Park One, construído pela OR em São Paulo, conquistou a certificação AQUA com a consultoria da Inovatech. Na cidade de Santos, litoral paulista, a Inovatech também foi consultora de dois projetos criados para impactar positivamente a cidade, conheça os detalhes dessa história. Em Brasília, o empreendimento Vitrium Centro Médico Inteligente também recebeu consultoria da Inovatech no processo de certificação AQUA.


< Voltar para CASES