Odebrecht em Santos

Para promover a sustentabilidade e gerar impactos positivos na cidade, dois grandes projetos da construtora receberam consultoria da Inovatech


Escritórios

Consultoria em Projetos

Treinamento, capacitação e cartilhas

Na cidade de Santos, litoral paulista, uma série de projetos urbanos em andamento fervilhavam em 2012, quando o município declarou pretender se tornar a próxima capital da sustentabilidade. Um desses projetos envolvia a revitalização do porto Valongo, com o objetivo de implementar diversas estratégias sustentáveis que pudessem resultar em impactos positivos para toda a cidade.

A Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR), responsável pela concretização de diversos empreendimentos em Santos, participou ativamente dessa etapa de crescimento e desenvolvimento da cidade. Com dois grandes projetos previstos para o município, a OR decidiu contratar a Inovatech para que a consultoria pudesse investigar possíveis melhorias e adaptações em seus projetos, de maneira a incorporar mais sustentabilidade.

O primeiro projeto, o Legend Santos, oferecia três tipologias integradas em um edifício: Clube Sírio, hotel e residencial. O segundo, o Valongo Brasil, localizado na região da revitalização do porto Valongo, trazia um mix entre salas comerciais, lojas e unidades hoteleiras.

A Inovatech analisou e mapeou as premissas sustentáveis já adotadas nos projetos e também os pontos sensíveis a serem trabalhados pela equipe da Odebrecht para garantir o objetivo de destacá-los em termos de sustentabilidade. Durante a análise foram realizados estudos de viabilidade para a aplicação de todos os sistemas de certificação disponíveis no Brasil à época, para ambos os empreendimentos, incluindo o Processo AQUA, o LEED, o BREEAM, o DGNB, o CASA Azul e o Procel Edifica.

 Ao longo dessa etapa, foi possível identificar de forma precisa os pontos mais sensíveis e os principais itens a serem atendidos ou justificados para que os empreendimentos atendessem aos requisitos mínimos das certificações. Em uma segunda etapa, a Inovatech propôs algumas alterações de projeto e intervenções necessárias, considerando o estágio atual dos empreendimentos e os respectivos impactos econômicos para cada intervenção.

A consultoria também realizou um workshop para a equipe OR Santos responsável pelos empreendimentos, visando disseminar os aprendizados e as conclusões apontadas pelo estudo realizado. O principal objetivo do trabalho foi orientar os diferentes agentes da empresa a conhecer mais profundamente as ferramentas de certificação, capacitando-os a tomarem as decisões necessárias nos momentos propícios e, dessa maneira, entregar à cidade empreendimentos mais sustentáveis.

A Inovatech já foi parceira da Odebrecht em outros projetos. Em 2011, o residencial Park One, construído pela empresa em São Paulo, conquistou a certificação AQUA com a consultoria da Inovatech. Na capital mineira, o empreendimento empresarial Parque Avenida também recebeu ajuda da Inovatech para obter a certificação AQUA e se destacar na cidade, conheça mais sobre essa história. Em Brasília, a Inovatech foi consultora da OR no projeto do empreendimento Vitrium Centro Médico Inteligente, que conquistou a certificação AQUA.


< Voltar para CASES