Lotus Corporate, em Brasília, opta por consultoria da Inovatech para conquistar Leed e PBE Edifica

Com base nas temáticas da arquitetura sustentável e ESG (Environmental, social and corporate governance), o Lotus Corporate acaba de ser entregue pela Lotus em Brasília-DF.


Corporativo

Certificações

Certificação

Lotus Coorporate - Brasília

Um equipamento urbano projetado com base nas temáticas da arquitetura sustentável e ESG (Environmental, social and corporate governance) acaba de ser entregue pela Lotus, em Brasília-DF − o Lotus Corporate. O empreendimento contou com a consultoria da Inovatech Engenharia para conquistar a Etiqueta PBE Edifica, nível A (selo Procel) e a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Com isso, uma das lajes coorporativas mais modernas e racionais no uso dos recursos naturais, o Lotus Cooporate, é também um local de trabalho que proporciona conforto e saúde aos usuários.

“O Lotus Corporate é um exemplo de inovação e implantação de um edifício que se adapta às condições climáticas locais e gera conforto aos usuários em harmonia com o meio ambiente.”

Luiz Henrique Ferreira, fundador da Inovatech Engenharia 

O projeto carrega em si atributos ambientais que integram as pessoas ao espaço de trabalho de forma simples, inclusiva e com acessibilidade. Esses requisitos abrem o horizonte para novas possibilidades. A Certificação LEED define diretrizes para toda a vida útil do empreendimento desde a concepção do projeto até a qualidade e bem-estar do usuário.

“Entre os principais aspectos que se destacam na gestão de sustentabilidade do Lotus Corporate estão o cumprimento das diretrizes e normas internacionais; a execução das estratégias de controle de poluição, gestão de resíduos e prevenção de qualidade do ar; além do trabalho educacional com os colaboradores, que foi fundamental para as estratégias de geração de renda e apoio social.”

Lídia Cunha, Engenheira da Lotus

Os projetos que buscam a certificação são analisados em oito dimensões, com pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações) que garantem pontos à edificação. O nível da certificação é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 pontos a 110 pontos. Os níveis são da certificação Silver, Gold e Platinum.

painéis fotovoltaicos - Lotus Coorporate - Brasília

Painéis fotovoltaicos do Lotus Coorporate

Veja as soluções de sustentabilidade que a Inovatech Engenharia contribui para implantar no Lotus Corporate:

Em relação ao consumo de água interna, houve uma redução de mais de 60% devida à utilização de sistema de reuso de águas cinzas e esgoto à vácuo;

  • O consumo de água externa também é reduzido em, aproximadamente, 50% com a utilização de espécies nativas no projeto de paisagismo e de sistema de aproveitamento de água pluvial.
  • Todo o sistema de ar condicionado e ventilação mecânica estão de acordo com as normas brasileiras e americanas para proporcionar melhor qualidade de ar e conforto aos usuários dos escritórios.
  • Cobertura com camada de isolamento térmico e tinta reflexiva para melhorar o conforto dos usuários do segundo pavimento. A solução auxilia na redução do impacto ambiental produzido pelas ilhas de calor, bem como reduz o consumo energético do sistema de ar condicionado.
  • A fachada possui vidros de alto desempenho que possuem fator solar (porcentagem de calor que entra para o ambiente interno) de 27%.
  • O empreendimento possui sistema fotovoltaico que proporciona uma economia energética de mais de 10% ao mês.
  • A partir de simulação, o Lotus Corporate possuirá uma economia de, no mínimo, 30% no consumo de energia.

< Voltar para CASES