Loteamento Reserva da Ermida: redução de impactos e ISO 14001

Inovatech, em parceria com a consultoria ambiental Dorothéa Pereira, ajudou empreendimento da incorporadora Rodrigues & Marcondes a obter a ISO 14001, implantando um sistema de gestão ambiental da obra


Bairros e Loteamentos

Certificações

Gestão de resíduos

Construir perto de áreas de natureza preservada requer cuidados e atendimento a leis criadas para proteger o patrimônio ambiental. Foi o que aconteceu quando a Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho, proprietária da área, uniu-se à incorporadora Rodrigues & Marcondes na implantação de um loteamento residencial em Jundiaí, a 60 km de São Paulo.

A área situa-se aos pés da Serra do Japi e ao lado de uma Área de Proteção Permanente. Para que tudo ocorresse legalmente, a Fundação contratou a renomada consultoria ambiental Dorothéa Pereira, que trabalhou no levantamento das legislações que incidem na área e em todo o monitoramento ambiental.

Pensando em inovar e incorporar um diferencial no empreendimento imobiliário, a consultora Dorothéa Pereira sugeriu a contratação da Inovatech para trabalhar na obtenção de uma certificação ambiental. Da conversa, nasceu a parceria entre as duas empresas de consultoria, cada uma com seu escopo de trabalho bem definido.

“Consultamos algumas empresas de consultoria e logo no início ficou claro para nós que a Inovatech se assemelhava mais ao perfil do empreendedor, da proprietária da área e da nossa empresa. Queríamos inovar, ir além do que pede a legislação e, por isso, firmamos essa parceria, que fluiu muito bem do início ao fim das obras”, conta Dorothéa Pereira.

Mesmo sem uma obrigação legal, a proposta foi a de certificar a obra do empreendimento com a norma ISO 14001. Para isso, a Inovatech trabalhou no mapeamento de riscos e no ajuste de alguns procedimentos de gestão da Rodrigues & Marcondes Empreendimentos, criando um sistema de gestão ambiental.

Assim, a obra de infraestrutura do loteamento residencial, realizada em 2015, foi certificada no mesmo ano pela Fundação Vanzolini, atendendo aos critérios ambientais da norma ISO 14001, internacionalmente reconhecida.

Ao longo da obra, a Inovatech estabeleceu e monitorou metas de redução dos impactos ambientais, com sucesso:

– Uso de materiais renováveis:toda a pavimentação das ruas do loteamento foi executada com uma base de agregado reciclado, produzido em uma usina móvel de britagem de entulho montada dentro do próprio canteiro de obras. O entulho que virou material da pavimentação veio de uma fábrica de concreto local;

– Gestão de resíduos: com o sistema de gestão ambiental, mais de 90% dos resíduos gerados nas obras de infraestrutura (mais de 49,2 toneladas) foram valorizados, isto é, reaproveitados e/ou reciclados.

Saiba Mais: A Inovatech também atua no apoio a outras Certificações para Empresas

Fotos: divulgação


< Voltar para CASES