Leroy Merlin: Treinamento de ecoeficiência

Autonomia para o cliente: Inovatech encerrou um ciclo de dezenas de contratos com a rede de varejo capacitando analistas de sustentabilidade para garantir a boa gestão do tema no dia a dia da empresa e no atendimento aos clientes em todas as lojas do Brasil


Varejo

Marketing e Comunicação

Treinamento, capacitação e cartilhas

Desde 2009, a Inovatech tem o prazer de trabalhar com a Leroy Merlin. Até o fim de 2017, essa parceria resultou na certificação AQUA de 17 novas lojas construídas em todo o Brasil, além de 24 unidades da rede (incluindo a sede administrativa, em São Paulo) que conquistaram o selo AQUA para as fases de Uso e Operação.

Com a experiência e um relacionamento que amadureceu ao longo do tempo, a partir de 2012, iniciamos um processo de formação de agentes de sustentabilidade, com o intuito de capacitar equipes da própria Leroy Merlin para dar continuidade à gestão ambiental das lojas e também para atender aos clientes com mais conhecimento a respeito da ecoeficiência dos produtos comercializados nas unidades da marca.

“O nosso objetivo nunca não é virar sócio do cliente, mantendo-o dependente dos nossos serviços, mas oferecer uma consultoria com entrega de valor e também de autonomia para que ele possa trilhar seu próprio caminho”, comentou o diretor da Inovatech, Luiz Henrique Ferreira.

Um dos trabalhos feitos pela Inovatech nesse período e que apontou nessa direção foi o desenvolvimento do conteúdo utilizado durante um treinamento de Ecoeficiência, que atingiu todos os colaboradores da Leroy Merlin. O objetivo principal foi ampliar o conhecimento deles sobre a ecoeficiência dos produtos disponíveis nas lojas e, dessa forma, facilitar o repasse desse conhecimento para os clientes da empresa.

O conteúdo elaborado fez parte do treinamento on-line disponibilizados aos colaboradores e também serviu de base para o desenvolvimento de uma cartilha ilustrativa, que sintetizou os principais pontos discutidos nos treinamentos, tais como ciclo de vida de um produto, ecoeficiência, formas de avaliação da ecoeficiência de um produto, qualidade versus aplicação e uso, entre outros.

Em diferentes momentos, realizamos várias sessões de treinamentos, com palestras e até visitas guiadas em diversas lojas espalhadas pelo país. O resultado disso tudo possibilitou à Leroy Merlin uma melhor organização interna para lidar com sustentabilidade, com equipes bem treinadas e capacitadas para cuidar de questões referentes ao tema no dia a dia da empresa e também na relação com seus fornecedores e clientes.

A história dessa parceria vem de longe. A Inovatech ajudou a Leroy Merlin na construção de 17 novas unidades certificadas com o AQUA, participou do processo de certificação AQUA nas fases de Uso e Operação de 24 lojas em todo o país e também foi consultora durante a certificação AQUA do projeto do retrofit da sede em São Paulo.

 


< Voltar para CASES