Leroy Merlin: selo AQUA Uso e Operação

Rede de varejo é o empreendedor com mais prédios certificados na modalidade em todo o país. Inovatech foi parceira durante o processo realizado com sucesso em 24 lojas brasileiras


Varejo

Certificações

Redução de custos operacionais

Com 24 Lojas mais a matriz da Leroy Merlin inseridas no processo de certificação AQUA de Uso e Operação, a rede de lojas de varejo é o empreendedor com o maior número de certificações desse tipo em todo o Brasil.

Um fator importante nessa caminhada foi a proximidade da empresa com temas relativos ao desenvolvimento sustentável, um dos pilares estratégicos da Leroy Merlin. A parceria com a Inovatech, que já contabilizava dezenas de projetos, alguns anos de experiência e bom amadurecimento, também se mostrou decisiva em todo o processo.

Exemplo disso é que, para certificar a primeira loja em Uso e Operação (a de Niterói, no Rio de Janeiro), a Inovatech participou ativamente da criação do referencial técnico AQUA para esta modalidade, que ainda não havia sido adaptado para o Brasil, tornando-se coautora do documento, junto com a Fundação Vanzolini.

Na prática, a Inovatech criou a certificação junto com o cliente, que já tinha muita experiência na certificação de várias lojas construídas em diversas cidades do Brasil.

A certificação de Uso e Operação AQUA possibilita implementar um Sistema de Gestão da Operação que permite a avaliação contínua da qualidade ambiental do edifício e a melhoria de seus procedimentos operacionais, que contribuem para a redução no consumo de recursos, melhor gerenciamento de resíduos e mais conscientização dos usuários.

Outro ganho observado nos empreendimentos certificados foi o início do controle e análise dos indicadores de desempenho, que possibilitam identificar pontos a serem melhorados, além de contribuírem para a realização de novos planos de ação que visam a melhoria contínua do desempenho ambiental do edifício.

A Inovatech recomendou práticas e soluções específicas para cada loja que, de modo geral, tiveram como mote as seguintes metas:

•  Separar os resíduos, maximizando sua valorização;
•  Gerenciar corretamente os resíduos perigosos;
•  Reduzir o consumo de água e energia;
•  Promover uma Comunicação adequada para sensibilizar os usuários do edifício;
•  Promover campanhas socioambientais;
•  Incentivar práticas para a recuperação de materiais danificados;
•  Oferecer formações de Sustentabilidade para os colaboradores;
•  Garantir a manutenção da qualidade ambiental dos ambientes.

Com o objetivo de facilitar a implementação do Sistema de Gestão da Operação, que já vem sendo trabalhado nas Lojas certificadas, em 2013 a Leroy Merlin passou a distribuir as suas Lojas em Praças e fazer certificações em conjunto, otimizando a utilização de recursos humanos e financeiros.

A primeira Praça certificada, em 2013, foi a de Minas Gerais, composta por 4 Lojas: LM BH Norte, LM BH Sul, LM Uberlândia e LM Contagem. Além destas lojas e da matriz em São Paulo, outras 19 já foram certificadas: Niterói e Jacarepaguá, no Rio de Janeiro; Taguatinga, em Brasília; Anhanguera (Campinas), Sorocaba, São José do Rio Preto, Raposo Tavares, Jaguaré, Interlagos e São Bernardo do Campo, em São Paulo; Londrina, Curitiba Atuba e Curitiba Sul, no Paraná; São José, em Santa Catarina; São Leopoldo e POA Norte, no Rio Grande do Sul; Maceió, em Alagoas; Fortaleza, no Ceará; e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Além da certificação em Uso e Operação, a Inovatech já ajudou a Leroy Merlin no processo de certificação AQUA de 17 novas lojas da rede. Os projetos realizados em parceria ainda incluem treinamentos e capacitação em toda a rede, retrofit certificado da matriz em São Paulo e muito mais.


< Voltar para CASES