Fazenda da Toca Orgânicos: plano de sustentabilidade para as casas dos colaboradores

Inovatech elabora estratégia para alinhar as habitações destinadas aos moradores da fazenda à filosofia de sustentabilidade da empresa


Agropecuária

Estratégia de Sustentabilidade

Redução de impactos ambientais

A Fazenda da Toca Orgânicos, localizada em Itirapina, a 200 km de São Paulo, é uma empresa fundada por Pedro Paulo Diniz em 2009, que tem se empenhado para torná-la cada vez mais um exemplo de sustentabilidade para o Brasil e o mundo. Hoje, dos 2.300 hectares da fazenda, quase 1.500 hectares são certificados pelo IBD e o restante são áreas de preservação da Mata Atlântica. Tudo o que é produzido lá leva selo de produto orgânico.

Essa filosofia de conectar e cocriar iniciativas que regenerem o sistema em que vivemos, gerando valor para a sociedade e o planeta, define o DNA da empresa, que afirma se inspirar na natureza para investir em pesquisa e desenvolvimento de sistemas agroflorestais em larga escala, como forma de garantir a regeneração do solo, do clima e do ecossistema ao seu redor.

Cuidar da sustentabilidade, portanto, é parte crucial do negócio e explica este primeiro projeto de consultoria realizado pela Inovatech para a Toca, em meados de 2018: um plano de sustentabilidade para fazer com que as habitações nas setes colônias internas possam refletir as premissas e a filosofia de sustentabilidade que inspira a Toca em todas as suas ações. Hoje, são 46 casas ocupadas, que abrigam 69 colaboradores da fazenda e suas famílias, num total de 141 pessoas.

Dinâmica do trabalho

Após algumas conversas e reuniões com o cliente, em que obtivemos diversas informações preliminares, realizamos uma imersão na fazenda para coletar informações, realizar inspeções nas construções e entrevistar os moradores, a fim de entender as necessidades da fazenda, a partir de um olhar mais abrangente que pudesse contemplar todos os interesses envolvidos.

O pano de fundo do projeto foi otimizar a qualidade de vida das famílias moradoras da fazenda, minimizar os custos e necessidades de manutenção, reduzir o consumo de recursos naturais e conscientizar os colaboradores. Tais objetivos apoiam-se também na ideia de materializar a filosofia de sustentabilidade da Toca nas habitações, criando um senso de comunidade e um alinhamento das pessoas em relação à visão de mundo da empresa.

Os resultados da consultoria foram entregues ao cliente, de maneira que ele possa, com autonomia e no seu tempo, definir o melhor caminho a seguir, de acordo com as suas estratégias. “Ficamos felizes em fazer parte desse processo, em que apresentamos uma consultoria de sustentabilidade com várias proposições para a fazenda ser cada vez mais sustentável, e com benefícios econômicos, minimização de impactos ambientais e melhorias na qualidade de vida dos moradores”, diz o engenheiro Willian Konishi, sócio e responsável pelas áreas de Gestão de Processos e Plataformas Digitais da Inovatech Engenharia.


< Voltar para CASES