Even: medições de desempenho lumínico para NBR 15.575

Com equipamentos de última geração, Inovatech foi escolhida para realizar as medições de desempenho lumínico de todos os empreendimentos da construtora, ao final das obras, para garantir o atendimento à Norma de Desempenho


Residencial

Norma de Desempenho

Iluminação natural

A relação da Even com a Inovatech já tem uma história de quase uma década. Nesse espaço de tempo, foram mais de 50 empreendimentos certificados pelo AQUA-HQE, além do pioneirismo com a certificação Empreendedor AQUA. Mais recentemente, com a entrada em vigor da Norma de Desempenho, em 2013, essa parceria ganhou mais fôlego: a Inovatech foi escolhida para realizar as medições de desempenho lumínico de todos os empreendimentos da Even.

A NBR 15.575 estabelece valores mínimos obrigatórios de desempenho lumínico que devem ser atendidos durante o dia em todas as unidades habitacionais construídas no país. Para isso, o critério a ser avaliado nas verificações in loco corresponde ao Fator de Luz Diurna (FLD), proporção de iluminação natural externa que incide no ambiente interno – e que deve ser igual ou maior a 0,5% em todos os ambientes avaliados (na sala de estar, dormitórios, copa/cozinha e área de serviço), com exceção das unidades situadas no pavimento térreo, onde a norma exige um FLD mínimo de 0,4%.

A medição de FLD ao final da obra é justamente um dos grandes desafios para o atendimento ao requisito de conforto lumínico da norma de desempenho, por ser um parâmetro de difícil mensuração e que depende de condições climáticas e medições simultâneas na cobertura do edifício e nos ambientes.

Para dar conta do desafio, a Inovatech apostou em duas frentes: adquiriu equipamentos de última geração utilizados nos maiores laboratórios do mundo que estudam iluminação natural, e adotou uma metodologia de trabalho para monitoramento em tempo real de FLD, que reduz drasticamente as imprecisões decorrentes do método de medição sugerido pela própria Norma de Desempenho.

Como resultado, a Even se posicionou na vanguarda no mercado, como uma das poucas empresas que monitora o desempenho lumínico de seus empreendimentos. Além disso, as medições prolongadas executadas para a Even permitem a retroalimentação de seus projetos e simulações computacionais, possibilitando o aprimoramento de seus processos internos e maior precisão nos projetos.

A parceria com a Even já rendeu mais de 25 empreendimentos monitorados, num processo de melhoria constante de metodologias e precisão de estudos que visam economia na execução das obras, sem abrir mão do conforto que os clientes da Even terão ao habitar seus apartamentos.

SAIBA MAIS
– A Inovatech também é a consultoria responsável pela simulação de desempenho lumínico e térmico nos empreendimentos da Even;
– Conheça mais sobre nossa atuação em relação à Norma de Desempenho;
– Estes artigos podem ser interessantes para você:
Norma de Desempenho: obrigação ou oportunidade?
3 Mitos sobre Norma de Desempenho e Gestão de Processos

(Fotos: Residencial Vista Mariana, em São Paulo – divulgação)


< Voltar para CASES