ESCAS – Instituto Ipê

Em 2009, projeto da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, iniciativa do Instituto Ipê e Natura, contou com consultoria da Inovatech e conquistou a certificação AQUA nas fases Pré-Projeto e Projeto


Centro Educacional e Universidade

Certificações

Redução de impactos ambientais

Uma escola que nasceu com o objetivo de formar líderes em conservação ambiental e sustentabilidade, incrementando a dinâmica da educação ambiental no Brasil, só podia mesmo contar com um bom projeto de arquitetura sustentável. E foi pensando nessa sintonia fina entre propósitos e ações que o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e a Natura, responsáveis pela Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS), resolveram apostar na certificação AQUA.

Para tanto, o projeto de 2.800 m² da nova sede situada em Nazaré Paulista, interior de São Paulo, foi elaborado por arquitetos experientes no assunto: Newton Massafume e Tania Regina Parma. A Inovatech foi contratada como parceira, para oferecer consultoria aos profissionais envolvidos, visando a obtenção do selo AQUA de construção sustentável, da Fundação Vanzolini.

A certificação foi conquistada de forma pioneira em 2009, nas fases Programa e Concepção, dando ao projeto o status de ter sido o primeiro projeto de escola no Brasil a obter a certificação AQUA.

Por estar inserido em uma área de preservação ambiental (APA), o projeto priorizou estratégias de arquitetura bioclimática e o relacionamento do edifício com seu entorno. Dentre as soluções sustentáveis sugeridas pela Inovatech Engenharia e incorporadas ao empreendimento, destacam-se:

•  Ventilação 100% natural, que dispensou a instalação de sistema de ar condicionado;
•  Alta eficiência energética, obtida através de soluções de design;
•  Excelente acústica;
•  Utilização de materiais locais;
•  Madeira certificada em 100% das aplicações.

A ESCAS, criada em 2006, oferece cursos de curta duração, além de MBA e Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável.


< Voltar para CASES