Econ: soluções para Norma de Desempenho surpreenderam cliente com os bons resultados

Incorporadora atendeu à NBR 15585 em dois empreendimentos, com solução integrada oferecida pela Inovatech, que incluiu data-book online, indicadores e monitoramento dos itens, além de simulações de desempenho térmico e lumínico


Residencial

Norma de Desempenho

Redução de custos operacionais

econ construtora atende à norma de desempenho com consultoria inovadora da Inovatech

Há tempos afirmamos que planilhas de Excel não são a melhor solução para quem precisa atender à Norma de Desempenho. Neste projeto realizado com a Econ Construtora, pudemos comprovar as vantagens conquistadas a partir da implementação de uma ferramenta colaborativa online, que acompanha o passo a passo ao longo de todo o processo, e ainda estabelece responsabilidades a cada um dos participantes da equipe do projeto.

A Econ nos contratou para auxiliá-los no atendimento à NBR 15575 para os empreendimentos residenciais On Belém View e On Belém City, ambos localizados no bairro do Belenzinho, em São Paulo. A Econ é a incorporadora dos dois projetos, que têm a construção assinada pela Conx.

Atendimento à NBR 15575 com data-book online

“Para nós, foi algo realmente muito inovador, uma quebra de paradigma que nos encantou muito”, diz Adriana Curralo, gerente de projetos da Econ Construtora. “Em geral, no mercado, as pessoas ainda imaginam que atender à norma de desempenho passa sempre por ter uma grande base de dados numa planilha. Mas, na nossa experiência com a Inovatech, o que tivemos não foi uma planilha estática, que acaba ficando esquecida e sendo pouco útil no dia a dia da equipe. Todos os dados do projeto foram transformados numa ferramenta online de gestão, em que todos os itens tinham um responsável, com prazos determinados para cada tarefa e outras orientações”, conta.

Além disso, relata Adriana, a Inovatech criou indicadores de atendimento, elencou os itens considerados críticos e os níveis de risco. “É bem diferente de só entregar uma planilha com uma enorme lista de tarefas. Tudo era solucionado junto e essa integração de toda a norma em uma só solução de gestão foi o grande diferencial para nós”, complementa.

Simulações: desempenho térmico, iluminação natural e iluminação artificial

Segundo a gerente de projetos da Econ, os três tipos de simulações solicitadas à Inovatech foram executadas de maneira bastante diferenciada. “Em geral, as consultorias entregam gráficos complexos, de difícil compreensão, e nem sempre indicam soluções.  A Inovatech nos entregou os itens críticos e apontou soluções para todos eles”, disse Adriana.

Usando softwares de alto rendimento e precisão, a Inovatech realizou a simulação de milhares de possibilidades, visando ajudar o cliente a escolher a melhor orientação do terreno, pensando em desempenho térmico e lumínico.

Em relação ao conforto térmico, as cores claras na fachada garantiram 100% do atendimento. Já em relação à iluminação natural, foi necessário ajustar alguns pontos no projeto. “Nós tínhamos alguns pontos críticos, mas recebemos as soluções e conseguimos atender à norma”, conta Adriana.

Simulações de iluminação artificial, um case à parte

A Econ precisava saber se as luminárias escolhidas para os empreendimentos atendiam à norma de desempenho. Mas, como é ainda comum no mercado, nem todos os fabricantes e fornecedores conseguem realizar os ensaios em laboratório, por questões de custo. “Isso é um desafio, especialmente nos empreendimentos econômicos, em que você precisa atender aos requisitos e, ao mesmo tempo, segurar o custo dos materiais”, afirma Adriana Curralo.

A solução encontrada pela Inovatech, mais uma vez, surpreendeu o cliente. “A Inovatech decidiu ensaiar as luminárias in loco, para saber se elas atendiam à norma, o que de fato foi comprovado”, conta.

Com isso, diz ela, tanto a incorporadora quanto o fornecedor saíram ganhando. “Nós ficamos seguros em manter o fornecedor e escapamos de um aumento no custo do projeto, que certamente viria se tivéssemos que comprar de um fornecedor importado”, afirma. “Ao mesmo tempo, o fornecedor ganhou com isso porque recebeu um aval que o diferencia no mercado”, avalia a gerente de projetos da Econ.

Segundo Adriana, no mundo ideal, o mercado sairia ganhando se as empresas se unissem e compartilhassem essas informações, o que ainda é algo distante.

Inovação: um marco da Inovatech que surpreende o cliente

Para o CEO e fundador da Inovatech, Luiz Henrique Ferreira, as soluções criadas pela consultoria para o atendimento à norma de desempenho têm mostrado ótimos resultados aos clientes. “É um mix de competência técnica, alta tecnologia e atendimento personalizado que dá muito certo”, diz.

No final da consultoria, a avaliação do cliente aponta que estamos no caminho certo. “A Inovatech veio para ajudar, para propor soluções exequíveis e agregar valor mesmo. Ficamos realmente muito satisfeitos”, sintetiza a gerente de projetos da Econ Construtora.

Saiba mais

Conheça mais sobre os produtos e serviços da Inovatech na página Atendimento à NBR 15575.

     


< Voltar para CASES