Concurso de arquitetura e design de interiores criado pela Inovatech promoveu a construção sustentável na maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. Sucesso garantiu patrocínio para a construção do projeto vencedor

Feiras e Eventos

Estratégia de Sustentabilidade

Envolvimento de stakeholders
Para incentivar o engajamento dos profissionais participantes da CASACOR SP nas questões ligadas à sustentabilidade e divulgar os profissionais que estão cada vez mais empenhados nessa ideia, a Inovatech lançou no fim de setembro de 2017 para a CASACOR o concurso cultural “Desafio Casa Sustentável CASACOR”. A iniciativa integra o plano de ações sustentáveis desenvolvidas ao longo da parceria entre Inovatech Engenharia e CASACOR SP, iniciada em 2015 e cuja grande meta é conquistar, em 2020, a certificação de evento sustentável.
O concurso de arquitetura e design de interiores teve abrangência nacional e propôs aos profissionais participantes um desafio: criar um projeto para uma casa sustentável de 75 m² existente no conjunto arquitetônico do Jockey Club de São Paulo, que seria parte da mostra paulistana em 2018, se a CASACOR conseguisse atrair um patrocinador para subsidiar a construção do projeto.
Deu certo! A Leroy Merlin, parceiro nacional de sustentabilidade da CASACOR, encantou-se com a qualidade do projeto vencedor, das arquitetas Gabriela Lotufo Oliveira e Larissa Silva de Oliveira, de São Paulo (também premiadas pelas menções honrosas em Preservação do Patrimônio Histórico e Adaptabilidade), e transformou o projeto em um dos ambientes mais prestigiados da mostra.
Foto: Renato Navarro/CASACOR
O regulamento do prêmio estabeleceu diretrizes para a concepção do projeto, entre eles não descaracterizar ou danificar as fachadas da construção, e considerar o tema da edição de 2018 da CASACOR SP: “Casa Viva”. Pelas regras, era preciso ainda considerar os parâmetros de projeto definidos no regulamento e conceber um espaço residencial com sala, cozinha, quarto e banheiro.
O prêmio para o projeto vencedor foi uma viagem com acompanhante para visitar a CASACOR Miami 2018 (em certificado de ouro no valor de R$ 20 mil). Cinco projetos finalistas também se destacaram como menção honrosa e receberam, cada um, dois pares de convites para visitar a CASACOR SP, um exemplar do anuário da edição de 2018 e um certificado de menção honrosa.
Comissão Julgadora
Para escolher os 20 projetos finalistas e, na etapa seguinte, definir o vencedor e as menções honrosas, a organização convidou um time de profissionais altamente qualificados para compor a comissão julgadora, que se baseou no conjunto de critérios de avaliação listados no regulamento do prêmio, tais como arquitetura bioclimática, conforto termoacústico, adaptabilidade, gestão de água e energia, apresentação do projeto, preservação do patrimônio histórico, materiais sustentáveis, desmontabilidade, reciclabilidade, entre outros.
Fizeram parte da comissão julgadora: Rodrigo Mindlin Loeb, arquiteto e professor pesquisador do Instituto Presbiteriano Mackenzie; Luis Magnani, arquiteto, especialista em Patrimônio Histórico; Darlan Firmato, arquiteto da CASACOR; Gilberto Belleza, arquiteto, presidente do CAU-SP à época; Joana Baracuí, jornalista, editora-chefe da revista Arquitetura & Construção, Editora Abril; Nicolau Nasser, diretor da ABD; e Pedro Sarro, diretor de sustentabilidade da Leroy Merlin.
Premiação
A cerimônia de premiação foi transmitida ao vivo pela internet, no dia 22 de fevereiro de 2018, no site oficial da CASACOR, no canal TV CASACOR e na página oficial da CASACOR no Facebook, e pode ser assistida na íntegra neste link, que também apresenta um pouco sobre cada um dos finalistas do prêmio, os integrantes do júri e outros detalhes sobre o concurso.
RESULTADO
Projeto vencedor
arquitetas Gabriela Lotufo Oliveira e Larissa Silva de Oliveira, de São Paulo
Menções honrosas
1-Preservação do Patrimônio Histórico: arquitetas Gabriela Lotufo Oliveira e Larissa Silva de Oliveira, de São Paulo.
2- Gestão de Água e Energia: arquitetas Juliana Damasio e Caroline Ortiz, de Porto Alegre.
3- Apresentação do Projeto: equipe formada pelos arquitetos Taíssa Ferreira Rodrigues, Rafael Bastos Ferreira e Leandro Martins de Sá, do Rio de Janeiro.
4- Adaptabilidade: arquitetas Gabriela Lotufo Oliveira e Larissa Silva de Oliveira, de São Paulo.
5- Solução Estética, Design e Originalidade no Projeto de Interiores: arquitetos Roberto Rocha e Neia Rocha, de Barueri, SP.
Conheça mais sobre a parceria entre a Inovatech e a CASACOR no case “Plano CASACOR 2020”