Damha Golf São Carlos: 1º AQUA Bairros e Loteamentos

Condomínio horizontal da Damha Urbanizadora em São Carlos, interior paulista, recebeu consultoria da Inovatech e inaugurou nova categoria na certificação AQUA, destinada a bairros e loteamentos


Bairros e Loteamentos

Certificações

Redução de impactos ambientais

Numa área de mais de 339 mil m², o empreendimento da Damha Urbanizadora marcou, em 2011, uma nova tipologia na certificação AQUA: Bairros e Loteamentos, com referencial elaborado em coautoria da Inovatech com a Fundação Vanzolini. Projetado e construído com ajuda da Inovatech para garantir a gestão sustentável em todas as fases e conquistar a certificação, o residencial integra o Parque Eco Esportivo Damha e faz parte de uma reserva ecológica com mais de 3 milhões de m² e de um sistema de lazer e esportes como golfe e hipismo, que conta com trilhas, áreas de preservação, lagos e ciclovias.

As áreas privativas, com lotes de 1.500 m², ocupam 52,44% da área total do empreendimento. As quadras foram criadas de modo que todas as unidades tenham acesso às vias internas, e com uma faixa verde entre fileiras de unidades. No centro do condomínio fica uma área de lazer com quadras poliesportivas, espelho d’água, playground, quiosques, um centro de convívio e um centro esportivo com piscina.

Durante o desenvolvimento do projeto, o objetivo foi compatibilizar conforto e sustentabilidade. Os usuários têm acesso a transporte público, ciclovias, calçamentos pavimentados com piso semipermeável e corredores verdes nas divisas entre os fundos de cada lote. Cerca de 32% da área total do empreendimento foi mantida permeável.

Um dos pontos fortes do projeto é o fato de o condomínio ser parte de um conjunto maior, que inclui outros condomínios residenciais, muitas áreas de lazer, oportunidades de trabalho no Parque Eco Tecnológico Damha e acesso a comércios e serviços no Damha Mall.

Dentre as soluções de sustentabilidade incorporadas no empreendimento, destacamos:

•  Bicicletários e oferta de bicicletas coletivas;
•  Ciclofaixas nas vias internas e externas do condomínio;
•  Terraplanagem com equilíbrio entre cortes e aterros, para evitar a retirada de terra do local;
•  Presença significativa de flora e fauna;
•  Regulamento construtivo que define a altura máxima das edificações, a taxa de ocupação máxima e a instalação de sistemas de aquecimento solar de água e aproveitamento de água de chuva;
•  Priorização do uso de mão de obra local na fase de obra;
•  Utilização de equipamentos eletrônicos com eficiência energética comprovada; • Depósitos de resíduos com contêineres separados por cores, para triagem dos materiais.

Saiba mais sobre nossa consultoria em certificações aqui. Conheça ainda o empreendimento Damha Campos dos Goyatacazes, que conquistou o 1º AQUA Bairros e Loteamentos no estado do Rio de Janeiro, também com apoio técnico da Inovatech.


< Voltar para CASES