Cursos sobre sustentabilidade na CASACOR São Paulo 2017

Núcleo de Conteúdo CASACOR by Inovatech ofereceu palestras e minicursos nas áreas de arquitetura, decoração e paisagismo, como parte do Plano de Sustentabilidade CASACOR 2020


Feiras e Eventos

Marketing e Comunicação

Envolvimento de stakeholders

Para inspirar visitantes e profissionais do setor de arquitetura, decoração e paisagismo a incorporarem questões ambientais em seus projetos e rotinas profissionais, a Inovatech propôs à CASACOR um Núcleo de Conteúdo com palestras e cursos focados em sustentabilidade, durante a edição de 2017 da mostra paulistana.

A programação proposta foi aprovada pela CASACOR e mostrou total alinhamento com o Plano de Sustentabilidade CASACOR 2020, elaborado pela consultoria Inovatech com o objetivo de transformar a CASACOR em exemplo de sustentabilidade entre os grandes eventos em todo o país.

De acordo com Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech, a escolha dos temas partiu da ideia de que sustentabilidade deve ser algo experimentado na prática. “A aliança entre conhecimento e bons exemplos ajuda a inspirar e a incentivar os profissionais a buscarem soluções afinadas com essa nova temática, tão necessária a todos nós”, pontuou.

Com esse foco, entre os dias 5 e 19 de julho, a Inovatech promoveu quatro minicursos com inscrições antecipadas e vagas limitadas, além de duas palestras abertas e gratuitas, no espaço Café do Saber, um dos ambientes da CASACOR SP 2017, no Jockey Club de São Paulo.

Cada minicurso teve duração de duas horas e os programas foram ministrados por profissionais renomados. Ao final, os participantes receberam certificados emitidos pela Fundação Vanzolini, entidade apoiadora do projeto.

Para abrir a série de encontros, Luiz Henrique Ferreira realizou uma palestra aberta ao público, no dia 5/7, às 14h, em que apresentou o Plano de Sustentabilidade de cinco anos criado para a CASACOR e contextualizou informações importantes sobre os impactos ambientais do setor de construção e decoração, e sobre por que é tão importante trabalhar para reverter os cenários sombrios relacionados às mudanças climáticas nas próximas décadas.

O líder do Comitê de Sustentabilidade da Leroy Merlin (parceira nacional de sustentabilidade da CASACOR), Pedro Sarro, também falou aos visitantes, na palestra gratuita das 16h, intitulada Sustentabilidade Certificada como Ferramenta de Gestão: o Caso Prático da Leroy Merlin.

Na semana seguinte, foi a vez de os visitantes participarem de minicursos sobre finanças e marketing em escritórios de arquitetura, decoração e paisagismo. “Sustentabilidade também diz respeito às ferramentas de gestão e divulgação, que são essenciais para o sucesso profissional nessas áreas de atuação”, comentou o professor e consultor de finanças Márcio Iavelberg, da consultoria Blue Numbers, especializada em pequenas e médias empresas.

No dia 11/7, às 14h, Márcio Iavelberg ministrou o curso Conceitos de Gestão Financeira para Escritórios de Arquitetura, Decoração e Paisagismo, em que apresentou as ferramentas essenciais que todo profissional dessas áreas precisa dominar para firmar uma boa gestão financeira de sua empresa. Entre os assuntos discutidos, Iavelberg destacou conceitos e práticas como demonstração de resultados, fluxo de caixa, precificação e alavancagem operacional.

Logo depois, às 16h, foi a vez do publicitário Alexander Greif, da escola de marketing Lemonade School conduzir o curso Noções de Marketing para Escritórios de Arquitetura, Decoração e Paisagismo. Alex Greif, que também é head de marketing digital na Sky Brasil, abordou os conceitos fundamentais de Marketing Estratégico e ofereceu um rápido workshop de diagnóstico, utilizando técnicas de Mash Up e processo Kanban.

Encerrando o ciclo de minicursos, no dia 19/7 a Inovatech promoveu cursos na área de paisagismo. Às 14h, o engenheiro civil e permacultor Guilherme Castagna, da Fluxus Design Ecológico, ministrou o curso Como Criar Paisagens Produtivas com Água de Chuva. Com uma abordagem inovadora, Castagna apresentou aos participantes exemplos de projetos que produzem água (ao invés de apenas consumir o recurso) e alimentos, incorporando jardins de chuva, pavimentos permeáveis, telhados verdes e cisternas.

Na sequência, às 16h, o arquiteto paisagista Benedito Abbud, um dos mais renomados do Brasil, ofereceu o curso Conceitos de Sustentabilidade Aplicados em Projetos de Paisagismo, em que falou sobre sua experiência na área e sobre como a vegetação utilizada nos jardins e nas cidades pode ajudar a criar ambientes mais humanos, agradáveis, ecológicos e sustentáveis.

Para conhecer mais sobre a parceria entre a Inovatech e a CASACOR, você pode acessar outros dois projetos: Plano CASACOR 2020 e Desafio Casa Sustentável CASACOR.


< Voltar para CASES