Construtora e incorporadora WDS-MEL: consultoria para NBR 15.575

Diagnóstico para atendimento à Norma de Desempenho elaborado pela Inovatech ajudou no ajuste de processos internos para os próximos projetos da empresa


Residencial

Norma de Desempenho

Redução de impactos ambientais

A Construtora e Incorporadora WDS-MEL contratou a Inovatech para elaborar um diagnóstico completo para o atendimento à Norma de Desempenho no empreendimento Villa Vernazza, no bairro da Mooca, em São Paulo. Apesar de o empreendimento ter sido aprovado na prefeitura antes do início da vigência da NBR 15.575, a empresa decidiu aproveitar o projeto para adequar processos internos e se preparar para as exigências da norma, pensando em seus próximos empreendimentos.

Ao longo do trabalho, a Inovatech analisou os projetos executivos e os procedimentos de execução da obra do Villa Vernazza, considerando o atendimento a todos os critérios estabelecidos na ABNT NBR 15.575. São eles: desempenho estrutural; segurança contra incêndio; segurança no uso e na operação; estanqueidade; desempenhos térmico, acústico e lumínico; durabilidade e manutenibilidade; saúde, higiene e qualidade do ar; funcionalidade e acessibilidade; conforto tátil e antropodinâmico; e adequação ambiental.

O objetivo do diagnóstico foi servir como uma ferramenta para que a construtora pudesse estabelecer um planejamento para a implementação dos processos necessários ao atendimento da norma de desempenho. Para auxiliar de forma sistêmica as mudanças no dia a dia da empresa, estabelecemos ordens de prioridades e classificações para todos os itens da norma, e focamos na redução dos riscos e dos impactos ambientais.

Por causa da diversidade dos requisitos e da própria orientação da norma, foi necessário utilizar diferentes metodologias ao longo do processo, como análise dos projetos, inspeção in loco, ensaios, simulações e levantamento de documentos para comprovação do atendimento.

“Ficamos muito satisfeitos com o trabalho da Inovatech e com o atendimento dado à nossa empresa”, diz Waldyr Sibinelli, diretor e sócio da WDS-MEL.

Alguns diferenciais do projeto contribuíram na avaliação geral, como é o caso da escolha por persianas de enrolar (que contribuem para o aumento da iluminação natural e, bem executadas, também melhoram o conforto acústico nos ambientes), e a espessura da laje entre pavimentos, de 14 cm, maior do que o mercado costuma entregar e muito favorável para o conforto acústico dos futuros moradores.

Mais do que simplesmente atender à norma de desempenho, o trabalho realizado com a WDS-MEL possibilitou uma reavaliação geral e sistêmica no modo de conceber, planejar e executar os projetos – que, certamente, trará melhorias na qualidade dos produtos entregues aos clientes finais. É nesse sentido que entendemos e nos posicionamos diante da norma de desempenho: como uma oportunidade de promover habitações com mais qualidade, mais sustentáveis e, portanto, mais afinadas às urgências do planeta.

Conheça mais sobre nossa atuação em relação à Norma de Desempenho. Se tiver mais uns minutos, recomendamos a leitura dos artigos “Norma de Desempenho: obrigação ou oportunidade?” e “3 Mitos sobre Norma de Desempenho e Gestão de Processos“.


< Voltar para CASES