CNL e NLS conquistam 1º AQUA-HQE da região de Alphaville

Com consultoria da Inovatech, empreendimento Canvas High Houses recebe selo da 2ª etapa da certificação AQUA-HQE


Residencial

Certificações

Iluminação natural

Canvas High Houses conquista certificação AQUA-HQE em Alphaville

Espaços amplos, flexíveis e repletos de luz natural são características do Canvas High Houses, residencial da NLS Incorporadora e da CNL Empreendimentos Imobiliários, em Alphaville (Barueri, Grande SP). O empreendimento foi criado e projetado para proporcionar o máximo de desempenho ambiental aos futuros moradores.

Com esse compromisso e, de forma pioneira na região, o residencial conquistou em março de 2019 a 2ª etapa da certificação internacional de sustentabilidade na construção AQUA-HQE, aplicada no Brasil pela Fundação Vanzolini. A Inovatech atuou como consultora ao longo de todo o processo e a TEEG coordenou a gestão do projeto.

Principais destaques de sustentabilidade

Os pontos fortes de sustentabilidade do Canvas High Houses, destacados pelos auditores na conquista da etapa de Projeto do selo AQUA-HQE foram os seguintes:

  • Implantação do desenho arquitetônico do edifício, em formato de “Y”, que garante uma ótima ventilação cruzada em todas unidades, que, além de proporcionar o acesso às vistas e a sensação de morar em uma casa, contribuem para a redução do uso de ar-condicionado;
  • Amplas esquadrias nos dormitórios e salas e varandas generosas, que garantem um ótimo nível de iluminação natural em todas as unidades e reduzem a necessidade de uso de lâmpadas durante o dia e, portanto, o consumo de energia elétrica;
  • Posicionamento da torre e áreas externas do edifício aproveitando o relevo do terreno, que permitiu, simultaneamente, disponibilizar ótimos acessos de veículos e pedestres ao empreendimento e redução do bota-fora de terra durante a obra, evitando emissões de poluentes e de gases efeito estufa que seriam gerados no transporte deste material.

Outras características do Canvas High Houses

Outros destaques do projeto são o canteiro de obras de baixo impacto ambiental e a localização privilegiada do empreendimento, com excelente infraestrutura urbana à disposição, a menos de 1 km: transporte público de fácil acesso, ruas arborizadas, boa oferta de comércios e serviços, hospitais, centros educacionais, etc.

O empreendimento, cuja obra já está em andamento, na fase de fundações, terá cerca de 48 mil m² de área construída e uma torre de 38 pavimentos, com 92 unidades, sendo 60 tipos de 344 m², 29 tipos de 282 m², 2 coberturas duplex de 657 m² e 1 cobertura duplex de 498 m².

Palavra do consultor

“Durante a obra, 3ª etapa do selo AQUA-HQE, o foco será garantir não apenas que todas as soluções projetadas saiam do papel para o canteiro de obras, mas que reduzam ao máximo os impactos à vizinhança e ao meio ambiente, através da adoção de soluções como lavagem de rodas dos caminhões com água de chuva, instalação de sistema de aquecimento solar de água para os funcionários da obra, reciclagem do entulho gerado, entre outras”, conta Guilherme Bertuzzi Loos, sócio responsável pelas áreas de Certificações e Ecoeficiência da Inovatech Engenharia.

Segundo Loos, “um ponto importante é que muitas dessas soluções de sustentabilidade no canteiro contribuem ainda para reduzir os custos das construtoras, tornando-as mais competitivas no mercado imobiliário”, avalia.

Outros diferenciais de sustentabilidade

Na lista de soluções sustentáveis do residencial, ainda ressaltamos:

  • Sistema de aproveitamento de águas pluviais para a irrigação e torneiras de lavagem externa;
  • Incentivo ao deslocamento limpo, com bicicletário e vestiário para ciclistas;
  • Previsão de instalação de tomada para carro elétrico;
  • Sistema de iluminação de baixo consumo;
  • Dormitórios com persianas integradas para sombreamento, garantindo conforto visual;
  • Esquadrias de alto desempenho em todos ambientes, garantindo conforto acústico;
  • Climatização em todos ambientes sociais do térreo, garantindo conforto térmico dos usuários;
  • Uso de equipamentos economizadores de água, como torneiras com arejadores, bacias com caixa acoplada e sistema dual flush de descargas sanitárias;
  • Depósitos de resíduos independentes para materiais recicláveis, não recicláveis e perigosos, favorecendo sua triagem e reciclagem;
  • Port-Cochére permitindo embarque e desembarque dos usuários com conforto, acessibilidade e sem incômodos no trânsito local.

 Saiba mais sobre o trabalho da Inovatech com a certificação AQUA-HQE. Conheça outras certificações de construção sustentável disponíveis no Brasil.

 


< Voltar para CASES