Casa24h: uma casa construída em 24 horas dentro do pavilhão da Feicon Batimat 2019

Inovatech dá um salto de patamar ao mobilizar e integrar o trabalho de 14 empresas parceiras, para mostrar que é possível construir no Brasil com a mais alta produtividade. Idealizado e realizado em parceria com a Feicon Batimat, o projeto foi o principal destaque do evento e inaugura um novo serviço nosso para ajudar as empresas a serem mais produtivas.


Feiras e Eventos

Norma de Desempenho

Envolvimento de stakeholders

Construir uma casa em três ciclos de oito horas, dentro da maior feira do setor da construção na América Latina. A ideia, que já nasceu como um desafio e tanto, significou oito meses de trabalho intenso para mobilizar parceiros e integrar diferentes expertises em um projeto pioneiro no país. A Inovatech Engenharia, em parceria com a Feicon Batimat, trabalhou como integradora de soluções neste projeto de alta produtividade, que tem tudo para representar uma ajuda efetiva na redução do déficit habitacional no país.

A missão da Casa24h, nesta versão de 45 m², foi cumprida e mostrada ao vivo para os mais de 6.000 visitantes do estande. A casa foi construída nos três primeiros dias do evento e ficou em exposição no quarto e último dia da feira. Vale ressaltar que o módulo de moradia construído é totalmente expansível, inclusive verticalmente para edifícios de até 14 andares.

Confira as principais soluções e os diferenciais tecnológicos da Casa24h no vídeo a seguir:

Quer saber como a Inovatech pode ajudar sua empresa a aumentar a produtividade? Entre em contato com a gente!

Depoimentos de alguns representantes de empresas parceiras

“Fiquei muito feliz com a presença da alta diretoria de várias construtoras que foram ao evento para ver a casa, além de profissionais e gente do mercado que me contou ter viajado até São Paulo só para conhecer o projeto. O saldo foi muito bacana, com os patrocinadores e as empresas envolvidas também muito felizes. Saímos da feira com a parceria com a Feicon ainda mais fortalecida e com a responsabilidade ainda maior de continuar inovando e surpreendendo, sempre. O passo dado foi muito consistente e mostrou que a gente só consegue fazer projetos dessa envergadura quando a equipe toda vibra junto o tempo todo, na mesma sintonia. E foi exatamente isso que aconteceu. Só temos a agradecer a todos e continuar trabalhando, agora ainda mais motivados”.

Luiz Henrique Ferreira, diretor e fundador da Inovatech Engenharia

 

“O público que visita a Feicon Batimat está à procura de novas soluções e conhecimento. Por isso, investimos cada vez mais em experiências exclusivas e inéditas. A Casa24h, realizada em parceria com a Inovatech, foi um projeto audacioso e inovador que conseguimos realizar durante o evento! Posso dizer que foi o grande destaque da nossa 25ª edição, trazendo para o visitante a possibilidade de acompanhar a construção em tempo real e participar de muitas horas de conteúdo relevante com palestras sobre o processo da construção”.

Mayra Nardy, Gerente da Feicon Batimat

 

“O maior desafio neste projeto foi acomodar e fazer a gestão de todos os parceiros. O grande aprendizado que fica é o de que quando a gente se propõe a fazer, nós temos tecnologia para fazer, temos metodologias inovadoras e corpo técnico amplo de engenharia para isso. Esse projeto tem grande potencial para chacoalhar o mercado, mostrando que existe uma maneira diferente de se fazer engenharia no Brasil. Mas é preciso ir além de querer fazer. É preciso pensar, planejar e realizar”.

Carlos André, diretor executivo da Atai Engenharia

 

“Três anos atrás, participamos com a Inovatech da Casa AQUA, construída em 18 dias no Jockey Club de São Paulo, na CASACOR 2016. Ano passado, conversando com o Luiz, nós nos colocamos o desafio de construir uma casa em 24 horas dentro da Feicon. Deu certo e hoje percebemos o interesse do público. Não posso garantir, mas tenho a impressão de que isso de construir uma casa em 24 horas nunca havia sido feito antes no Brasil. Isso é possível graças ao sistema construtivo, que é o nosso, mas também a uma soma de competências de vários parceiros que entraram com a gente para fazer isso acontecer.”

Alberto Kunath, presidente da Kronan

 

“Nossa contribuição na Casa24h foi trazer a metodologia Lean, ajudando no planejamento e na execução de uma maneira realmente ritmada e com alta produtividade. Com essa aplicação da metodologia Lean, de fluxo contínuo, melhoria dos processos e padronização, a gente consegue ganhos de produtividade da ordem de 30% a 40%, além de reduções de prazo quase à metade. Isso na prática já está acontecendo e esse projeto mostra que é algo que pode ser usado em todo tipo de obra.”

Flávio Picchi, presidente do Lean Institute Brasil

 

Nos vídeos a seguir, acompanhe dia a dia como foi a construção da Casa24h na Feicon Batimat 2019:

Primeiro dia de construção:

 

Segundo dia:

 

Terceiro dia:

 

Conheça a Casa24h por dentro:

 

Da Feicon Batimat para todos os nossos clientes

O projeto Casa24h é apenas o início. E um excelente início. A nossa intenção é multiplicar essa expertise Brasil afora, atuando como integradora de soluções: agregando todo o conhecimento técnico e experiência de 13 anos no mercado com uma visão mais moderna de gestão, com foco muito grande em eficiência e produtividade.

Quer saber como podemos ajudar sua empresa a ser mais produtiva? Entre em contato conosco!

Casa24h

Idealização e realização: Inovatech Engenharia e Feicon Batimat
Apoiadores: Abrainc, Secovi-SP e Sinduscon-SP
Empresas parceiras: Atai Engenharia, Kronan Sistema Construtivo, Falcão Bauer, Lean Institute Brasil, Quattro D, Buildin Construção e Informação, Decoradornet, SPinT Inclusão, Etool, Makinsthal Sistemas Prediais, Rubio & Luongo Arquitetura, Daniela Sedo Paisagismo, HPC Networks e RGK Engenharia

Saiba mais em www.casa24h.com.br


< Voltar para CASES