Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

simulações computacionais: integrar é o melhor caminho (imagem mostra duas mãos, cada uma delas segurando uma peça de quebra-cabeça que se encaixam.

Simulações computacionais: integrar os serviços é o melhor caminho

06/02/2020

Sinergias, redução de custos e mais agilidade estão entre os benefícios da interação das disciplinas de conforto nas simulações. Nesse sentido, vale pensar em antecipar a entrada da consultoria, possibilitando que ela atue em conjunto com a coordenação de projetos

 

A fragmentação do mercado da construção é um entrave à produtividade. Quando cada disciplina faz, de forma isolada, uma parte do projeto, chegamos a ter 40 empresas contratadas para conduzir o mesmo projeto.

O resultado disso é uma tendência perigosa de um caos gerencial: é preciso empurrar prazos pra frente, realizar mais e mais reuniões (muitas vezes, inúteis e caras) e encarar retrabalhos com uma frequência bem maior do que deveríamos considerar aceitável.

Além disso, deixamos de criar oportunidades interessantes para sinergias, ou seja, aquela força de cooperação que, no final, acaba resultando em algo maior do que a soma de todas as partes do projeto.

Simulações integradas para a norma de desempenho

Traduzindo isso para a Norma de Desempenho, apostamos na integração das simulações computacionais de conforto térmico, acústico e lumínico. E temos defendido isso junto aos nossos clientes, com excelentes resultados.

Para tanto, vale ressaltar a importância de a consultoria inserir-se no projeto mais cedo. Por quê? Porque ao entrar quando muitas das decisões já foram tomadas, o mapa de benefícios de cada uma das soluções propostas deixa de ser tão generoso.

De maneira geral, a regra é a seguinte: quanto mais avançado e fragmentado o projeto estiver, menos viáveis (técnica e financeiramente) serão as soluções propostas pela consultoria. Por outro lado, sempre que a consultoria for inserida no projeto em sua fase mais inicial, ela terá mais condições de integrar as disciplinas e de atuar em conjunto com a coordenação de projetos (inclusive, integrada com o BIM), gerando melhores resultados.

Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios das simulações integradas:

1- Mais segurança para a tomada de decisões

Com a integração das simulações de conforto, feitas logo no início do projeto, fica muito mais fácil mapear os riscos relacionados ao atendimento à NBR 15575 e obter a melhor equação entre desempenho e custo. Assim, as empresas ganham em segurança e poder de tomada de decisões.

2- Redução de custos

Simulações integradas de conforto possibilitam ganhos de eficiência e produtividade e isso, naturalmente, rende economias.

3- Mais rapidez no projeto

Unir as três disciplinas melhora a entrega ao cliente e elimina aquelas idas e vindas comuns quando se tem mais de uma consultoria atuando nas simulações de desempenho. De quebra, uma só equipe gerenciando o projeto torna todo o processo muito mais ágil e eficiente também.

Isso é ainda mais visível quando se trata de temas que são comuns a mais de uma das disciplinas de conforto. É o caso, por exemplo, das janelas e esquadrias, que influenciam o desempenho acústico e, ao mesmo tempo, têm ligação com a classe de desempenho térmico e lumínico.

4- Mais qualidade e performance

Simulações computacionais integradas resultam em empreendimentos mais confortáveis e diferenciados para os usuários finais. Com o tempo, isso ajuda a transformar as construções, além de destacar as empresas que oferecem produtos com mais qualidade.

Quer saber mais sobre como trabalhamos com simulações integradas de conforto térmico, acústico e lumínico? Entre em contato com a gente!