Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

norma de desempenho encurta caminho até a certificação AQUA

Norma de Desempenho: um bom atalho para a certificação AQUA

24/05/2019

Garantir o atendimento integral à NBR 15575 encurta o caminho (e os custos) até a certificação AQUA  

 

Nossa experiência com a certificação AQUA, participando desde 2008 como consultores em mais de 160 empreendimentos de dezenas de clientes, nos dá condição de tirar algumas conclusões, a partir de dados e da vivência com essas empresas. Uma delas diz respeito à relação entre a Norma de Desempenho e a certificação AQUA.

Ao longo desse tempo, pudemos perceber que, entre os projetos residenciais, 4 das 5 maiores dificuldades encontradas pelos empreendedores têm ligação direta com requisitos da Norma de Desempenho. Isso mesmo, 80% dos maiores desafios para a certificação AQUA apresentam um alinhamento com a NBR 15575! Quer saber quais são esses pontos? Vamos lá:

  • Categoria 2 – Escolha integrada de Produtos, Sistemas e Processos Construtivos
  • Categoria 8 – Conforto Higrotérmico
  • Categoria 9 – Conforto Acústico
  • Categoria 10 – Conforto Visual

Só para mencionar, o quinto ponto de dificuldade comum entre os empreendimentos que receberam nossa consultoria para a certificação AQUA está na Categoria 6 do referencial técnico (Gestão dos Resíduos de Uso e Operação do Edifício).

Na verdade, o desafio é relativamente simples e tem a ver com o problema do fluxo de lixeiras para os resíduos recicláveis. De maneira geral, ter duas lixeiras em cada pavimento exige que o projeto destine um espaço maior para o armazenamento dos resíduos.

Desafios e oportunidades

Voltando aos requisitos da Norma de Desempenho, é importante ressaltar aqui alguns pontos:

1- Os itens de conforto (presentes na NBR 15575) representam a maior parte dos desafios encontrados nos projetos durante o processo de certificação AQUA;

2- Se o projeto não nascer com essas premissas de conforto bem definidas, dificilmente será possível corrigir a rota no meio do caminho;

3- Quem atende a norma de desempenho integralmente tem muito mais chances de alcançar um bom nível de sustentabilidade no empreendimento.

Convergência produtiva

O processo de certificação AQUA prevê que o empreendedor elabore um Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE). Nossa consultoria para o atendimento à norma de desempenho oferece o desenvolvimento de um data-book online que ajuda no controle do atendimento à norma. Consequentemente, essa gestão de processos mais eficiente funciona como uma excelente referência a ser usada também durante o processo da certificação.

Em outras palavras, podemos dizer que o atendimento à norma pode ser um bom atalho para a conquista da certificação. E, quando falamos em atalho, estamos nos referindo a menos tempo, menos trabalho e menos custos investidos nesse processo.

Certificar agora está mais barato

Hoje, é mais barato certificar por causa da norma de desempenho. Atender aos requisitos faz com que o empreendimento esteja a menos passos da certificação. E isso é muito bom. É bom porque melhora a qualidade ambiental dos edifícios, mas também porque pode funcionar como um incentivo extra para que mais empreendedores busquem a certificação de seus edifícios. E isso vale especialmente para o momento de crise econômica que vivemos atualmente.

Atender à norma de desempenho é algo obrigatório a todos os empreendimentos residenciais. Já certificar o empreendimento é uma escolha voluntária da empresa. Mas, pensando no custo-benefício, o que temos dito aos nossos clientes é que esse alinhamento entre a norma de desempenho e a certificação AQUA pode trazer resultados muito interessantes para os negócios, que vão bem além do trivial 2+2=4.

Venha conversar com a gente! Você pode se surpreender!