Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

É tempo de investir em certificação de sustentabilidade?

É hora de investir na certificação sustentável de um empreendimento?

29/05/2019

Diante da crise econômica, muitas empresas se perguntam se vale a pena correr atrás de um selo para seus projetos. Neste post contamos por que nossa resposta é sim, e agora mais do que nunca  

 

Já faz alguns anos que o setor da construção vem sentindo os impactos da desaceleração econômica. Muitas empresas têm segurado a barra no punho, com fortes cortes de investimentos, menos projetos lançados, menos mão de obra ativa e os mesmos encargos fiscais que tanto pesam na saúde dos negócios.

Em um cenário assim, será que vale a pena pensar em correr atrás de uma certificação sustentável para empreendimentos? Se o pensamento for estritamente o de cortar custos, o senso comum dirá que é melhor aguardar dias mais favoráveis. Porém, com uma abordagem mais ampla sobre a certificação e um olhar mais de médio e longo prazo, é possível reverter essa “lógica”, e sem comprometer ainda mais recursos.

Por que vale a pena certificar, mesmo na crise?

1- Investir na certificação sustentável melhora os processos de gestão da empresa

Se bem aplicada, a caminhada até a certificação sustentável de um empreendimento gera uma série de melhorias nos processos de gestão dos negócios. E isso, em tempos de crise, em que as equipes estão bem enxutas, pode ser até mais eficiente e mais barato do que um departamento de qualidade dentro das empresas.

Tudo depende de como a certificação é aplicada dentro da empresa. Nós da Inovatech temos uma abordagem mais integrada e sistêmica das certificações. Também não oferecemos um produto pronto, mas soluções personalizadas para cada cliente.

2- A crise vai passar e sua empresa precisará apresentar diferenciais de competitividade

Empreendimentos imobiliários são de ciclo longo. Por isso, decisões tomadas agora serão sentidas no mercado em dois ou três anos. De modo geral, as construtoras e incorporadoras estão à espera de alguns sinais positivos do governo (como a aprovação da reforma da Previdência).

Assim, quando isso ocorrer, a tendência é que muitas empresas lancem seus empreendimentos no mercado ao mesmo tempo. O que isso significa? Ora, que quem tiver soluções de sustentabilidade poderá ter vantagens competitivas. Isso ocorre porque o mercado já entende que esses diferenciais representam economias reais para os empreendedores e seus clientes finais.

Com isso, essas soluções têm sido cada vez mais valorizadas no mercado. Para que a certificação sustentável, de fato, traga bons resultados é necessário que ela seja trabalhada de maneira integrada entre inteligência de mercado, marketing, produto e engenharia. E é esse tipo de abordagem que seguimos por aqui.

3- Algumas certificações estão mais baratas graças à Norma de Desempenho

Para os empreendimentos residenciais, sabemos que o atendimento à NBR 15575 é obrigatório. Isso faz com que as empresas busquem aprimorar o projeto para assegurar o cumprimento dos requisitos da norma. É dessa maneira que os empreendedores garantem segurança jurídica futuramente.

Na nossa experiência em mais de 160 empreendimentos certificados de dezenas de clientes, percebemos que 4 dos 5 desafios da certificação AQUA-HQE, por exemplo, que são mais comuns entre eles têm relação direta com a Norma de Desempenho. São os itens referentes aos confortos higrotérmico, acústico e visual, além da Categoria 2 (Escolha integrada de Produtos, Sistemas e Processos Construtivos).

O mesmo tipo de alinhamento ocorre com as certificações EDGE e PROCEL, que também são certificações que valorizam muito o desempenho e o conforto das edificações. Assim, ao garantir o atendimento à norma, o empreendedor coloca-se a menos passos até essas certificações.

Resultado: é hora, sim, de investir na certificação sustentável de seus projetos. Está mais fácil, mais rápido e mais barato conquistá-las. Para saber mais sobre este assunto, vale a pena ler o post “Norma de Desempenho: um bom atalho para a certificação AQUA”.

Saiba mais sobre nosso trabalho com certificação sustentável

Quer conversar sobre como trabalhamos com as Certificações? Tem dúvidas sobre a certificação mais adequada para seu empreendimento?

Entre em contato com a gente! Será um prazer atendê-lo!